Repositório Digital

A- A A+

Orçamento participativo como instrumento de participação democrática : o caso da cidade de Novo Hamburgo

.

Orçamento participativo como instrumento de participação democrática : o caso da cidade de Novo Hamburgo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Orçamento participativo como instrumento de participação democrática : o caso da cidade de Novo Hamburgo
Autor Lemes, Liliani Maria
Orientador Meira, Fábio Bittencourt
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Municipal UAB.
Assunto Democracia
Orçamento participativo
Participação popular
Resumo Esta pesquisa analisou como a Prefeitura da cidade de Novo Hamburgo estrutura o Orçamento Participativo do município. Para tanto, buscou-se descrever os processos que envolvem o Orçamento Participativo, identificar as dificuldades encontradas para sua execução e descrever de que forma ocorre a participação da comunidade. Contudo, foram revisados os conceitos de Administração Pública e Democracia até chegar ao Orçamento Participativo. Justifica-se a escolha do tema por sua relevância social, uma vez que ao abrir espaço para articulações e discussões, o governo está proporcionando o desenvolvimento de uma gestão democrática, tornando-se mais aberto a cobranças para prestações de contas. Para o desenvolvimento desta pesquisa foram analisados documentos relativos ao processo do Orçamento participativo da cidade e também foi aplicado um roteiro de entrevista a um representante do governo que participa ativamente do processo de construção e desenvolvimento desta experiência de Participação Popular em Novo Hamburgo. Para realizar a pesquisa, foi utilizada a técnica de pesquisa bibliográfica com entrevista semi-estruturada com análise quantitativa dos resultados. Após a análise dos dados, constatou-se que o Orçamento Participativo no município de Novo Hamburgo está bem estruturado e que a partir dele, os cidadãos passaram a fiscalizar mais o governo, exigindo que as demandas votadas fossem executadas, contribuindo para o desenvolvimento e conscientização democrática na cidade, a pesar do número de participantes ainda ser baixo em relação ao total de habitantes em idade de votar.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/71808
Arquivos Descrição Formato
000874263.pdf (333.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.