Repositório Digital

A- A A+

As mudanças socio-econômicas e a dinâmica populacional no município de Eldorado do Sul

.

As mudanças socio-econômicas e a dinâmica populacional no município de Eldorado do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título As mudanças socio-econômicas e a dinâmica populacional no município de Eldorado do Sul
Autor Hermann, Rosangela Beatriz Silva
Orientador Zen, Aurora Carneiro
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Municipal UAB.
Assunto Dinâmica populacional
Políticas públicas
Resumo A economia brasileira, mesmo tendo apresentado crescimento positivo e destacando-se no cenário mundial nos últimos anos, continua sendo palco dos maiores índices de impostos do planeta, criados para sustentar a administração federal, que transformou-se em uma máquina onerosa para seus cidadãos, inchada por suas despesas e vergonhosa por seus escândalos de corrupção, repassando aos Estados e Municípios a responsabilidade de atender as demandas públicas mais primárias. As áreas da Saúde e Educação, já quase totalmente municipalizadas, ainda sofrem com entraves burocráticos e falta de repasse das verbas que são arrecadadas para este fim, obrigando os gestores municipais, especialmente de cidades de pequeno porte, não raramente estarem junto ao Estado e à Federação reivindicando seus direitos. Mesmo vivendo em um mundo globalizado, onde uma ação, em qualquer lugar do mundo, pode gerar uma reação na limitada região onde vivemos, as ações locais são as que mais afetam nossa vida; desta forma, é a partir deste contexto que os gestores municipais responsáveis têm investido na criação de políticas públicas imediatas que visem atender as necessidades diretas de seus munícipes, propiciando melhorias na condição de vida e bem estar. e políticas públicas de médio e longo prazo que contribuam para o crescimento e desenvolvimento local. Com base neste tema, este trabalho tem o propósito de avaliar se incentivos econômicos que gerem desenvolvimento, somados à programas sociais de governo, influenciam no crescimento e distribuição da população de determinada localidade. Para ambientar a pesquisa foi escolhido um jovem município gaúcho da região metropolitana da capital do Estado e os resultados obtidos demonstram a existência de relação direta entre dinâmica demográfica e desenvolvimento econômico e social. Este trabalho finaliza destacando a responsabilidade do gestor público com aqueles que ele representa e aponta para a necessidade de novos estudos mais específicos sobre o tema.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/71809
Arquivos Descrição Formato
000877304.pdf (1.853Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.