Repositório Digital

A- A A+

Monitoramento e avaliação de políticas públicas de saúde no município de Eldorado do Sul

.

Monitoramento e avaliação de políticas públicas de saúde no município de Eldorado do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Monitoramento e avaliação de políticas públicas de saúde no município de Eldorado do Sul
Autor Macolmes, Irma Carina Brum
Orientador Menda, Cynthia Castiel
Co-orientador Bottega, Carla Garcia
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Municipal UAB.
Assunto Avaliação em saúde
Políticas públicas de saúde
Saúde pública
Sistema Único de Saúde
Resumo Este relatório objetivou analisar o monitoramento e a avaliação de políticas públicas de saúde no Município de Eldorado do Sul. O Município apresentou um crescimento de 10% em sua população no período 2007-2010. Essa tendência de expansão deve-se, principalmente, à sua proximidade com a capital do Estado (12 Km), à instalação de empresas de diversos segmentos, à criação de empreendimentos no setor imobiliário e a menores índices de criminalidade em relação aos municípios vizinhos. Esse incremento populacional certamente impactará em diversas áreas, mas especialmente na saúde, que apresenta relação direta com a qualidade de vida da população. O levantamento das informações foi obtido por meio de contato com as Secretarias Municipais de Administração; da Fazenda, Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e de Saúde e aplicação de entrevista estruturada, realizada junto a servidores lotados na Secretaria Municipal de Saúde. A análise das informações coletadas demonstra que o processo de monitoramento e avaliação em saúde no Município de Eldorado do Sul constitui-se basicamente no acompanhamento de indicadores e metas pactuados junto ao Governo Estadual, por meio do Pacto pela Saúde. As principais dificuldades identificadas no processo de monitoramento e avaliação executado pelo Município foram: a falta de registro informatizado das consultas realizadas, a fragmentação das informações fornecidas pelos sistemas informatizados federais, a falta de realização de capacitações para servidores e gestores, a insuficiência no número de servidores e a baixa utilização das informações produzidas. Com o objetivo de aprimorar o processo sugeriu-se a implantação de sistemas informatizados que registrem dados dos atendimentos realizados e que apresentem as informações de forma integrada; a realização de capacitações para gestores e servidores e de ações educativas para a população; a realização de avaliações externas e o mapeamento e registro do processo de monitoramento e avaliação utilizado pelo Município.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/71828
Arquivos Descrição Formato
000873656.pdf (498.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.