Repositório Digital

A- A A+

Controle social e transparência na administração pública municipal de Frederico Westphalen na atualidade

.

Controle social e transparência na administração pública municipal de Frederico Westphalen na atualidade

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Controle social e transparência na administração pública municipal de Frederico Westphalen na atualidade
Autor Haigert, Cleise Gindri
Orientador Costa, Pedro de Almeida
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Municipal UAB.
Assunto Controle social
Participação popular
Recursos públicos
Resumo A gestão dos recursos públicos interfere direta e indiretamente na vida dos cidadãos. Por esta razão, a sociedade atual despertou interesse a temas relacionados à área pública, demandando informações claras e acessíveis para que possa colocar em prática o controle social, forçando a máquina pública a tornar transparente às ações realizadas. O presente trabalho objetivou delinear o nível de conhecimento da população local acerca das ferramentas atualmente disponíveis aos cidadãos, representativas da transparência dos atos de gestão pública, de modo a possibilitar a efetivação do controle social, por parte da sociedade, sendo o Município de Frederico Westphalen/RS, o alvo principal das análises. Visando o atingimento do objetivo, procedeu-se a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, optando-se pelo método qualitativo, onde a participação da comunidade westphalense foi questionada junto a membros representativos da sociedade. Após análise da literatura depreendeu-se pela existência de condições mínimas para que a sociedade local possa exercer participação, acompanhamento e controle sobre os atos da Administração Municipal, carecendo, todavia, de incentivo à participação popular. Em conclusão, constatou-se que além da carência de incentivo à participação nas decisões e rumos do Município, a população se demonstra descomprometida com a aplicação dos recursos públicos e desconhece as ferramentas disponíveis para o exercício de uma vigilância cidadã sobre os atos da Administração Pública Municipal de Frederico Westphalen, havendo um longo caminho a ser percorrido para que o Município em comento se adeque aos objetivos estabelecidos para a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (1ª Consocial).
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/71832
Arquivos Descrição Formato
000873332.pdf (726.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.