Repositório Digital

A- A A+

Escola, música e cotidiano : novas formas de pensar

.

Escola, música e cotidiano : novas formas de pensar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Escola, música e cotidiano : novas formas de pensar
Autor Rosso, Patrícia Cemin Azevedo
Orientador Slomp, Paulo Francisco
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Escola
Música
Séries iniciais
Resumo Este trabalho almeja uma reflexão sobre o contexto da música como proposta metodológica capaz de promover situações significativas na construção do conhecimento nas séries iniciais do ensino fundamental. Tem-se como objetivo principal buscar argumentos e justificativas para a prática pedagógica que utilize a música como recurso no desenvolvimento das capacidades e habilidades de expressão, comunicação, reflexão bem como no desenvolvimento global do aluno, fortalecendo a concepção de que trabalhar com a música faz parte do universo escolar e, portanto, merece estudo e importância no processo ensino-aprendizagem. A pesquisa recorre a fontes referenciais de consulta e investigações, fundamentando-se teoricamente em autores que propõem novas práticas para o ensino da música, entre eles, Vera Lúcia Bréscia, Teca Alencar Brito e Alicia Maria Loureiro. Para contribuir com o entendimento e desmistificar alguns conceitos sobre a função da música nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a pesquisa realizada se caracteriza como um estudo de caso, ou seja, uma pesquisa de natureza qualitativa. Apresentando-se em seus capítulos, uma breve retrospectiva da história da música, questões da música e sua relação com a educação e o uso da mesma como ferramenta na aprendizagem. Na totalidade do trabalho, busca-se a perspectiva de que educar é intencionalizar o crescimento intelectual e emocional fazendo uso de metodologias que facilitem a harmonia e a percepção através de propostas que desperte o interesse dos alunos. Assim no universo metodológico, a música, pode-se apresentar como um recurso promissor, capaz de contribuir pedagogicamente para ampliar e consolidar o conhecimento.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/71875
Arquivos Descrição Formato
000880286.pdf (448.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.