Repositório Digital

A- A A+

Entendendo a inclusão do deficiente mental na escola regular

.

Entendendo a inclusão do deficiente mental na escola regular

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Entendendo a inclusão do deficiente mental na escola regular
Autor Chiavaro, Luiza Amélia Marcico
Orientador Slomp, Paulo Francisco
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Deficiente mental
Educação inclusiva
Ensino regular
Resumo O presente trabalho objetiva realizar um estudo voltado às ações referentes à inclusão escolar de crianças e adolescentes que apresentam o quadro de deficiência mental. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram realizados através de observações, entrevistas, diálogos e estudo de caso de um aluno de uma turma de primeira série do ensino fundamental que apresenta deficiência mental e que a cada dia demonstra que é possível a inclusão no ensino regular, apesar de ser um desafio impar que exige astúcia, ânimo e coragem. O trabalho aborda o histórico da origem do movimento pela inclusão e a evolução deste processo. Apresenta uma escola que investe em ações unindo posicionamentos de diferentes áreas do conhecimento a fim de promover encontros entre mundos distantes. Expõe os desafios vivenciados, como ocorreu o desenvolvimento das atividades e a metodologia adotada para efetuação das ações. As questões que instigaram a escrita deste trabalho buscaram referenciais teóricos de Thums, Piaget, Maturana, Chalita, Durkheim, Cury, Domann, Fierro, Tezzari, Baptista e outros autores de Programa de Educação Inclusiva (MEC), de Acervos Complementares às áreas do conhecimento e Saberes e Práticas da Inclusão (MEC). É um desafio impar que exige astúcia, ânimo e coragem.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/71879
Arquivos Descrição Formato
000880300.pdf (1.871Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.