Repositório Digital

A- A A+

Resgate da capacidade leitora e produção textual : uma experiência com alunos de 5º ano do ensino fundamental

.

Resgate da capacidade leitora e produção textual : uma experiência com alunos de 5º ano do ensino fundamental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Resgate da capacidade leitora e produção textual : uma experiência com alunos de 5º ano do ensino fundamental
Autor Sperafico, Carla Mara
Orientador Souza, Gláucia Regina Raposo de
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Ensino fundamental
Leitura
Produção textual
Resumo Este trabalho tem o propósito de expor experiências vivenciadas com alunos de 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zaira Hauschild, de São Leopoldo/RS, no contexto da aquisição da língua materna escrita e falada. Teve como objetivo resgatar a capacidade leitora e a produção textual dos alunos de 5º ano do Ensino Fundamental, como sujeitos em formação, através da vivência compartilhada nos níveis escolar, familiar e social. Associados a este foco central, buscou-se por respostas aos questionamentos que inferiam a possibilidade de preenchimento das lacunas no desenvolvimento da capacidade leitora e de produção textual dos sujeitos, através do compartilhamento de situações vivenciais e da criação de espaços sociais de leitura e escrita. O tema mostra-se oportuno pela sua universalidade. Os contornos metodológicos do estudo tomaram proporções de pesquisa bibliográfica e experiência pedagógica qualitativa e descritiva, uma vez que, conforme Yin (2005), refere-se ao desenvolvimento de atividades com grupo único com sujeitos específicos, durante determinado período, retirando-se dos fatos ocorridos, resultados observáveis. A pesquisa bibliográfica fundamentou-se em autores como Ferreiro e Teberoski (1995) e Spiegel (2001), entre outros. A partir destes parâmetros, foi possível evidenciar o preenchimento de lacunas no desenvolvimento da capacidade leitora e produção textual dos sujeitos, através do oferecimento das situações compartilhadas de leitura e escrita.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/71883
Arquivos Descrição Formato
000880018.pdf (274.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.