Resgate da capacidade leitora e produção textual : uma experiência com alunos de 5º ano do ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Souza, Gláucia Regina Raposo de | pt_BR |
dc.contributor.author | Sperafico, Carla Mara | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-05-24T01:48:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/71883 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem o propósito de expor experiências vivenciadas com alunos de 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zaira Hauschild, de São Leopoldo/RS, no contexto da aquisição da língua materna escrita e falada. Teve como objetivo resgatar a capacidade leitora e a produção textual dos alunos de 5º ano do Ensino Fundamental, como sujeitos em formação, através da vivência compartilhada nos níveis escolar, familiar e social. Associados a este foco central, buscou-se por respostas aos questionamentos que inferiam a possibilidade de preenchimento das lacunas no desenvolvimento da capacidade leitora e de produção textual dos sujeitos, através do compartilhamento de situações vivenciais e da criação de espaços sociais de leitura e escrita. O tema mostra-se oportuno pela sua universalidade. Os contornos metodológicos do estudo tomaram proporções de pesquisa bibliográfica e experiência pedagógica qualitativa e descritiva, uma vez que, conforme Yin (2005), refere-se ao desenvolvimento de atividades com grupo único com sujeitos específicos, durante determinado período, retirando-se dos fatos ocorridos, resultados observáveis. A pesquisa bibliográfica fundamentou-se em autores como Ferreiro e Teberoski (1995) e Spiegel (2001), entre outros. A partir destes parâmetros, foi possível evidenciar o preenchimento de lacunas no desenvolvimento da capacidade leitora e produção textual dos sujeitos, através do oferecimento das situações compartilhadas de leitura e escrita. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Produção textual | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Resgate da capacidade leitora e produção textual : uma experiência com alunos de 5º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000880018 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1360)