Repositório Digital

A- A A+

Relações família-escola e aprendizagem

.

Relações família-escola e aprendizagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Relações família-escola e aprendizagem
Autor Souza, Flávia de
Orientador Souza, Gláucia Regina Raposo de
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Aprendizagem
Relação escola-família
Resumo O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a questão da família e sua influência no desempenho escolar do aluno, bem como compreender como se procede tal influência. Para tanto, realizou-se uma contextualização histórica, a qual relata as mudanças ocorridas na constituição familiar nas últimas décadas em função das demandas que a sociedade foi impondo. Em decorrência destas demandas, a família foi se distanciando de uma de suas funções primordiais: a educação de crianças e jovens. A escola por sua vez, assumiu responsabilidades além de sua competência. Como consequência, ela perdeu o foco de sua função principal: a educação formal. Para tal reflexão, os autores, tais como Paulo Freire e Alícia Fernandez, dentre outros. Além da leitura de artigos, reportagens e livros, também foram realizados questionários junto aos pais de alunos e professores de uma determinada instituição de Ensino Fundamental. Ao final da pesquisa, concluiuse, dentre outras considerações, que a escola ainda se encontra longe da educação ideal, visto que se criou um conflito entre as duas instituições família/escola, na medida em que as duas cobram responsabilidades uma da outra e ambas perderam o foco de suas respectivas funções. Por sua vez a política educacional vigente também é ineficaz, à medida em que suas leis reforçam as diferenças, quando não consideram as mudanças de organização familiar ao longo dos tempos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/71886
Arquivos Descrição Formato
000880050.pdf (272.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.