Repositório Digital

A- A A+

O lúdico no desenvolvimento dos saberes e na construção do conhecimento

.

O lúdico no desenvolvimento dos saberes e na construção do conhecimento

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O lúdico no desenvolvimento dos saberes e na construção do conhecimento
Autor Roloff, Marlene Lucia Jantsch
Orientador Souza, Gláucia Regina Raposo de
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Brincadeira
Educação infantil
Jogos pedagógicos
Ludicidade
Resumo Este trabalho aborda a importância da ludicidade para o desenvolvimento da criança e a aprendizagem, pelo fato de a brincadeira e os jogos serem de fundamental importância na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, especialmente nas Séries Iniciais, uma vez que os jogos e as brincadeiras são excelentes instrumentos de mediação entre o prazer e a aprendizagem. Aborda-se neste TCC, também, a dificuldade dos professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental em utilizarem o desenvolvimento lúdico da criança nas atividades das experiências pedagógicas. Os professores afirmam que lhes faltam o conhecimento teórico para apoiar sua prática lúdica no cotidiano escolar. Enfatiza-se neste trabalho a necessidade de mudanças nas atitudes pedagógicas, pois é fundamental trabalhar o lúdico na educação, visando à formação de indivíduos capazes de cooperar, de liderar, de viver em grupo e de participar ativamente do seu processo de aprendizagem. Ao final desse estudo, concluiu-se que infelizmente vemos que muitos professores continuam não utilizando as atividades lúdicas no processo ensino-aprendizagem, apesar de as práticas e as experiências descritas neste estudo mostrarem que o lúdico é tão importante para a saúde mental do ser humano que merece atenção dos pais e dos educadores, pois é o espaço para expressão mais genuína do ser, é o espaço e o direito de toda a criança para o exercício da relação afetiva com o mundo, com as pessoas e com os objetos. Na minha experiência docente e durante o meu estágio supervisionado tive a certeza de que estava resgatando nos alunos a busca do prazer em aprender através de atividades mais dinâmicas e lúdicas e os resultados positivos aparecem na avaliação final dos alunos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/71887
Arquivos Descrição Formato
000880074.pdf (157.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.