Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Gláucia Regina Raposo dept_BR
dc.contributor.authorGuterres, Raquel da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2013-05-24T01:48:05Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/71889pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão do curso de Pedagogia a distância traz como questionamento principal se o lúdico contribui ou não no processo de construção da aprendizagem. Inicia resgatando um pouco da história do lúdico desde o tempo primitivo, em que os jogos e brincadeiras faziam parte do cotidiano das pessoas, passando pela Idade Média, época em que as atividades lúdicas dos adultos não eram diferentes das atividades das crianças e Idade Moderna, época que devido ao surgimento das classes sociais apareceram espaço e tempo específico para o trabalho e lazer. Em seguida, relata que, com o passar dos anos, surgiram novos estudos e a visão do brincar foi sendo modificada. Piaget, Vygotski e Freud estudaram e trouxeram informações importantes sobre a importância do lúdico para o desenvolvimento da criança. Atualmente, com o crescimento das cidades, há pouco ou nenhum espaço destinado para lazer, por isso, torna-se maior ainda a responsabilidade da escola de propor ludicidade ao seu aluno, de formas variadas como: jogos, músicas, teatro, passeios pedagógicos, artes, numa proposta interdisciplinar. Ao final desse trabalho, concluiu-se, dentre outras reflexões, que o professor deve ter uma intencionalidade ao propor o lúdico e intervir de acordo com as necessidades do grupo de alunos. Desta forma, a aprendizagem é construída de forma espontânea, convivendo com o imprevisível.pt_BR
dc.description.abstractThis work of completing the pedagogy course distance brings the main question whether or not the playful helps in the construction process of learning. Starts rescuing some of the history of play from the primitive time, when the fun and games were part of everyday life, through the Middle Ages, a time when the recreational activities of adults were not different from children's activities and the Modern Age, that time due to the emergence of social classes appeared specific time and space for work and leisure. Then, reports that over the years new studies have emerged and the view of play has been modified. Piaget, Vygotsky and Freu studied and brought important information about the importance of play for child development. Currently, with the growth of cities, there is little or no space for entertainment, therefore, becomes greater still the school's responsibility to bring playfulness to his student, variously as games, music, theater, educational tours, arts, an interdisciplinary approach. At the end of this work, we concluded, among other considerations, the teacher must have an intention to propose the playful and act according to the needs of the student group. Thus, learning is built spontaneously, living with the unpredictable.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPlayful learningen
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectAprendizagem lúdicapt_BR
dc.subjectFunen
dc.subjectKnowledgeen
dc.titleA importância do lúdico no processo de aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000880088pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples