Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPicetti, Jaqueline Santospt_BR
dc.contributor.authorBueno, Maria Aparecida Santospt_BR
dc.date.accessioned2013-05-24T01:48:08Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/71898pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo verificar como aproveitar o conhecimento informal no processo de alfabetização, buscando realizar uma análise dos diferentes saberes, entre eles o saber informal e o saber formal, na relação entre letramento e alfabetização e tentando compreender a forma como acontece e é construído o processo de alfabetização tanto dentro quanto fora dos espaços escolares. O desenvolvimento desse trabalho fundamenta-se nos teóricos como Freire, Soares, Piaget e outros que compartilham ideias semelhantes. Para a realização dessa análise, contou-se com as reflexões sobre as práticas de estágio (curso de Pedagogia Modalidade a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) realizado com uma turma de primeiro ano das séries iniciais de nove anos, da rede de educação do município de Portão, no ano de 2010. A partir desse trabalho, tenho como algumas conclusões a ideia de que as práticas de sala de aula, necessitam estar embasadas teoricamente e mediatizadas entre a interação aluno/professor e os diferentes saberes tanto comunitários quanto os sistematizados. Sendo assim, é relevante buscar a autonomia intelectual a partir dos usos de escrita e leitura como função social de maneira crítica e autônoma.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleO conhecimento informal e o processo de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000880221pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples