Repositório Digital

A- A A+

Despertar e aprender - o lúdico promovendo a aprendizagem

.

Despertar e aprender - o lúdico promovendo a aprendizagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Despertar e aprender - o lúdico promovendo a aprendizagem
Autor Kemele, Márcia de Medeiros
Orientador Cunha, Aline Lemos da
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Alfabetização
Aprendizagem lúdica
Resumo Este trabalho de conclusão foi construído a partir do estágio de docência realizado numa Escola Estadual de Ensino Fundamental, em Porto Alegre, com uma turma de segundo ano do ensino fundamental de nove anos. Versa sobre o processo de ensino e aprendizagem através de atividades envolvendo o lúdico, com alunos que em atividades “tradicionais” apresentam muitas dificuldades de aprendizagem. O principal objetivo deste é proporcionar aos educadores uma análise crítica da prática pedagógica, provocando um repensar da postura do professor em sala de aula em relação ao lúdico enquanto um recurso que auxilia a construção da aprendizagem. Através deste trabalho é possível relacionar o lúdico na aprendizagem com o desenvolvimento psicológico dos alunos proporcionando momentos de grande valia para o processo de ensino e aprendizagem. Para embasar este estudo realizei pesquisas entre autores que muito contribuíram com este tema, dentre eles, Piaget (1978), Vygotsky (1994), Neusa Sá (2004) e Tânia Fortuna (2000). Os espaços construídos em sala de aula muitas vezes provocam em alguns alunos um sentimento de cobrança, o que pode acarretar insegurança, desmotivação e por fim problemas no processo de ensino e aprendizagem. Por este motivo tenho observado a postura de determinados alunos quando a atividade envolve o lúdico. Para estes alunos o que seria impossível em atividades tradicionais, é extremamente aceitável em atividades envolvendo esta forma de ensinar. O estudo realizado neste trabalho aponta para como o professor pode interferir neste processo para oportunizar ao aluno momentos enriquecedores na construção do conhecimento.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/71900
Arquivos Descrição Formato
000880440.pdf (4.745Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.