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dc.contributor.advisorDella Libera, Aline Lemos da Cunhapt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Chaine Mellopt_BR
dc.date.accessioned2013-05-24T01:48:09Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/71901pt_BR
dc.description.abstractMuitos estudos tem se referido à aproximação entre os pais ou responsáveis e a escola. Na prática, ambos estão cada dia mais distantes. Tentar entender as causas desta atração ou repulsão não é tarefa fácil. O texto procura refletir sobre esta relação e quais as suas conseqüências para os estudantes, pais e professores. O ponto de partida é o relato de experiência de meu estágio, em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental, onde a relação entre os alunos viu-se modificada com a participação de uma mãe em sala de aula. O trabalho foi desenvolvido em uma escola de ensino fundamental na periferia de Alvorada. De maneira geral podemos dizer que o nível sócio-econômico dos alunos e moradores dos arredores é baixo. Apesar das particularidades de minha escola durante minha pesquisa percebi que os mesmos problemas enfrentados por mim foram relatados pelos pesquisadores Bernad Charlot, Lea Pinheiro Paixão e Daniel Thin, cujas realidades retratadas em suas escolas são, em grande parte, diferentes da escola em que realizei o meu estágio, porém apesar das diferenças encontradas entre os alunos e suas escolas todos tem em comum a dificuldade de aproximação entre pais e a escola. Ao mesmo tempo em que esta aproximação é desejada, encontra entraves para que ela se realize. A escola procura cada vez mais trazer a si a responsabilidade pela educação dos alunos, os pais por sua vez assumem o seu despreparo na matéria de educação e limitam-se a apenas cobrar resultados. O que todos percebemos e a crescente falta de limites impostos aos nossos estudantes. A minha pesquisa aponta para os benefícios da aproximação entre pais e educadores e a necessidade de se transpor os “muros da escola”. Problemas como o bullyng e as drogas são um reflexo do descontrole de pais e educadores em suas tarefas de fornecer uma educação plena, com a construção de regras onde fiquem claros os seus direitos e deveres como filhos e alunos, desenvolvendo suas autonomias e cidadanias. Minha pesquisa procura definir o que seria uma “educação ideal” e em que ambiente ela se desenvolveria, mas ao mesmo tempo aponta as dificuldades encontras por pais e educadores que os distanciam desde ideal. A bibliografia consultada trata em grande parte das relações entre família e escola e dos benefícios que ambas partes ganham ao juntarem forças para educar nossas crianças.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRelação escola-famíliapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectSegundo ciclopt_BR
dc.titleA importância da família na formação escolar das crianças nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000880447pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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