Repositório Digital

A- A A+

Contribuição da informática na aprendizagem de alunos de uma turma de 3º ano durante o projeto meio ambiente

.

Contribuição da informática na aprendizagem de alunos de uma turma de 3º ano durante o projeto meio ambiente

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Contribuição da informática na aprendizagem de alunos de uma turma de 3º ano durante o projeto meio ambiente
Autor Porto, Rosana Gomes da Costa
Orientador Real, Luciane Magalhães Corte
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Ensino fundamental
Informática na educação
Segundo ciclo
Resumo Este trabalho tem como objetivo apresentar o modo como a informática contribuiu na aprendizagem de uma turma de 3º ano durante o projeto Meio Ambiente. Também demonstrar que o uso das tecnologias pode auxiliar o desenvolvimento da aprendizagem e também que o ambiente informatizado tem um papel importante em parceria com a sala de aula. O TCC segue uma abordagem qualitativa onde foram levantadas as seguintes categorias no desenvolvimento das atividades: O LI como novidade e o LI como possibilidade de diferentes interações na sala de aula. A investigação visou buscar a reflexão sobre as possibilidades de novas estratégias que possam ajudar os alunos na sua aprendizagem, utilizando a tecnologia como meio de auxiliar este processo. A proposta do projeto baseia-se na linha pedagógica construtivista, que estimula a descoberta do conhecimento, criando possibilidades para o aluno participar ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estímulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos que envolvem pesquisa, interação, cooperação, investigação, autoria e registros. Minha prática pedagógica será norteada teoricamente por Piaget e Paulo Freire. Esse trabalho foi baseado em minha prática docente durante meu estágio curricular obrigatório, em que tive a oportunidade de verificar que as tecnologias podem proporcionar novas possibilidades de vivência e construção do conhecimento, sendo assim, essencial na educação. Percebi que os alunos passaram a valorizar o ambiente escolar, o trabalho cooperativo, a trocas de ideias, reconhecendo que o computador é uma ferramenta para aprender, estudar e não só para jogar, como faziam antes do meu estágio.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/71903
Arquivos Descrição Formato
000880455.pdf (364.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.