Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorReal, Luciane Magalhães Cortept_BR
dc.contributor.authorPorto, Rosana Gomes da Costapt_BR
dc.date.accessioned2013-05-24T01:48:10Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/71903pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo apresentar o modo como a informática contribuiu na aprendizagem de uma turma de 3º ano durante o projeto Meio Ambiente. Também demonstrar que o uso das tecnologias pode auxiliar o desenvolvimento da aprendizagem e também que o ambiente informatizado tem um papel importante em parceria com a sala de aula. O TCC segue uma abordagem qualitativa onde foram levantadas as seguintes categorias no desenvolvimento das atividades: O LI como novidade e o LI como possibilidade de diferentes interações na sala de aula. A investigação visou buscar a reflexão sobre as possibilidades de novas estratégias que possam ajudar os alunos na sua aprendizagem, utilizando a tecnologia como meio de auxiliar este processo. A proposta do projeto baseia-se na linha pedagógica construtivista, que estimula a descoberta do conhecimento, criando possibilidades para o aluno participar ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estímulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos que envolvem pesquisa, interação, cooperação, investigação, autoria e registros. Minha prática pedagógica será norteada teoricamente por Piaget e Paulo Freire. Esse trabalho foi baseado em minha prática docente durante meu estágio curricular obrigatório, em que tive a oportunidade de verificar que as tecnologias podem proporcionar novas possibilidades de vivência e construção do conhecimento, sendo assim, essencial na educação. Percebi que os alunos passaram a valorizar o ambiente escolar, o trabalho cooperativo, a trocas de ideias, reconhecendo que o computador é uma ferramenta para aprender, estudar e não só para jogar, como faziam antes do meu estágio.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectSegundo ciclopt_BR
dc.titleContribuição da informática na aprendizagem de alunos de uma turma de 3º ano durante o projeto meio ambientept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000880455pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples