Repositório Digital

A- A A+

A importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança

.

A importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança
Autor Martins, Artur Cristovão Madruga
Orientador Nevado, Rosane Aragon de
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Cotidiano escolar
Trabalho coletivo
Resumo O presente estudo tem por objetivo mostrar a influência do trabalho em grupo na construção dos processos pedagógicos e com isso refletir sobre as abordagens participativas nos trabalhos coletivos, particularmente no nível de eficácia que essas possuem para a concretização dos trabalhos propostos no ambiente escolar. Com essa perspectiva, a partir do olhar piagetiano, enfocamos a realidade de alunos de uma turma de 4ª série vespertina de uma Escola de Ensino Médio, localizada na periferia de Alvorada (RS). Buscamos entender como os alunos se organizavam para atingirem seus objetivos, quando propúnhamos que trabalhassem em grupos de 2 a 4 componentes, na condição de ator inserido, operante e interativo no processo de pesquisa junto a esses grupos. Incentivamos sempre a cooperação, a solidariedade e a autonomia nas decisões dos mesmos, bem como a participação de todos os membros das equipes. Considerando as singularidades dos integrantes nas suas proposições e avaliações em suas relações de trocas, fomos registrando o que observávamos, visando identificar um denominador comum entre as diversas opiniões e no que essa diversidade enriquecia o trabalho. Como resultado principal desse acompanhamento, constatamos elementos qualitativos para a superação das dificuldades encontradas no processo ensino aprendizagem. Dentre elas destacamos a combinação de esforços como um fator determinante na execução de um trabalho coletivo, viabilizando a complementaridade de idéias como um elemento coesivo no desenvolvimento do aprendizado e na consolidação da autonomia do educando.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/71905
Arquivos Descrição Formato
000880463.pdf (979.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.