Repositório Digital

A- A A+

Influência do uso das mídias e tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem

.

Influência do uso das mídias e tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Influência do uso das mídias e tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem
Autor Zanette, Roselaine da Mota
Orientador Slomp, Paulo Francisco
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Mídia digital
Tecnologia digital
Resumo O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo central analisar como as professoras de séries iniciais de uma escola pública estadual da zona urbana de Gravataí fazem uso das mídias e tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e o instrumento usado para a coleta de dados foi a entrevista estruturada. Os sujeitos entrevistados foram professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como a gestora desta unidade escolar. Também foi realizada observação da prática pedagógica da professora de quarta série no ambiente informatizado da escola. O estudo propõe as seguintes reflexões: A presença de um Laboratório de Informática provocou entre as professoras um questionamento pedagógico sobre o uso das mídias e tecnologias digitais na educação? Qual a formação das professoras em relação à informática educativa? Como estão sendo usadas as mídias e tecnologias digitais nessa escola? Qual a postura dessas professoras perante estas mudanças? Que resposta dá o aluno ao processo de ensino-aprendizagem no ambiente informatizado? É realizada uma análise crítica e reflexiva sobre os dados coletados e os resultados indicam que estas educadoras apropriam-se gradativamente das tecnologias digitais em sua ação pedagógica, buscando o conhecimento sobre seu uso na educação, revendo e modernizando sua prática. Os alunos respondem positivamente através das tecnologias, melhorando sua disciplina, concentração, espírito colaborativo, desenvolvendo sua autonomia, seu raciocínio, sua linguagem oral e escrita com interesse e alegria no ambiente informatizado da escola. Este trabalho fundamenta-se em autores contemporâneos que se dedicam aos estudos sobre informática educativa e pedagogia.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/71906
Arquivos Descrição Formato
000880263.pdf (2.853Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.