Repositório Digital

A- A A+

O lúdico na sala de aula : problematizações da prática docente na 4ª série do ensino fundamental

.

O lúdico na sala de aula : problematizações da prática docente na 4ª série do ensino fundamental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O lúdico na sala de aula : problematizações da prática docente na 4ª série do ensino fundamental
Autor Tubino, Lidiane Dias
Orientador Cunha, Aline Lemos da
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Aprendizagem lúdica
Ensino fundamental
Sala de aula
Segundo ciclo
Resumo O presente trabalho é composto por questões que envolvem a prática pedagógica numa perspectiva lúdica, como forma de motivar e auxiliar os alunos da quarta série do ensino fundamental, no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, ressalto nos escritos, a importância de chamar a atenção dos alunos para a fase da infância como forma de evitar que as crianças “adulteçam” cedo demais, o que é cada vez mais comum nos dias de hoje. Poderá ser relevante ainda para que os professores das séries iniciais repensem suas práticas, a fim de aproximar seus alunos dos interesses de suas faixas etárias, permitindo assim o resgate da infância como forma de valorizar o ambiente lúdico. Para fundamentar teoricamente este trabalho tive como referências alguns teóricos da Educação. Dentre eles cito: Benjaminn (1994) e Louro (2008) que nos trazem um pouco do contexto histórico do brincar; Brougére (2001), Fortuna (2001 e 2006), Negrine (1994) e Friedmann (1996) que nos mostram as contribuições do lúdico para o processo de aprendizagem das crianças; Kisnhimoto (1984, 2002 e 2006) e seus colaboradores contribuem com suas pesquisas sobre como é visto o jogo, o brinquedo e a brincadeira nas construções sociais, e as contribuições destes para a educação; Machado (1998) remete às questões do lúdico ao imaginário das crianças, transformando assim suas realidades; Moylles (2002 e 2006) demonstra a influência da mídia e dos adultos na infância e atitudes de preconceito com relação ao brincar; Por fim, destaco o pensamento de Santin (1999 e 2001) que nos fala sobre suas pesquisas com relação aos significados da palavra lúdico e a importância disso para as crianças e Postmann (1999) nos apresenta suas contribuições com relação aos estudos realizados acerca dos diversos papéis desempenhados pelas crianças na sociedade em meio às desigualdades sociais. Sendo assim, a maioria dos pesquisadores aqui mencionados apresentam em comum a idéia de que o brincar, o jogo e os brinquedos podem mudar de acordo com os contextos sociais. Também abordam a importância do brincar para o desenvolvimento do ser humano como um todo. Com esse trabalho é possível perceber a importância de se levar o lúdico para a sala de aula, auxiliando as crianças de forma prazerosa na construção do conhecimento e no desenvolvimento das habilidades necessárias para processo de ensino e aprendizagem, além de valorizar a infância e seu fundamento no brincar.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/71912
Arquivos Descrição Formato
000880442.pdf (986.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.