Repositório Digital

A- A A+

A educação integral no município de Araricá : desafios para uma educação de qualidade

.

A educação integral no município de Araricá : desafios para uma educação de qualidade

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A educação integral no município de Araricá : desafios para uma educação de qualidade
Autor Ferreira, Patrícia Carine
Orientador Passerino, Liliana Maria
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Araricá (RS)
Educação integral
Permanência na escola
Resumo A educação brasileira vem sofrendo modificações há bastante tempo. A escola não é mais apenas um lugar onde se ensina, não é mais apenas um lugar onde professores ensinam alunos. A escola de hoje é um lar, um referencial de família é onde crianças sentem-se amparadas, cuidadas e protegidas, além de ser um espaço para o desenvolvimento sócio-cognitivo. Por conta disto tudo que a educação de hoje vem modificando seus parâmetros, idealizando novas formas de ensinar e de aprender, estendendo seu tempo de permanência dentro da sala de aula e levando um pouco da escola para dentro da comunidade. O presente trabalho apresenta um exemplo do caminhar da educação para uma jornada de tempo integral, na qual os alunos permanecem dentro da escola por um tempo maior, ou a escola estende-se até a comunidade deste aluno, com objetivo de aproveitar melhor o seu tempo, ensinando, modificando sua forma de pensar, modificando sua comunidade e preservando sua infância, sua identidade e seus valores. Por isso mostro aqui um pouco desta transformação através de uma, entre tantas escolas brasileiras, que tenta implantar a Educação Integral como meta de valorizar a educação, resgatando alunos para dentro da escola e fora dos perigos que nossa sociedade hoje os expõe.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/71928
Arquivos Descrição Formato
000880676.pdf (322.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.