Repositório Digital

A- A A+

A importância dos contos de fadas nos anos iniciais

.

A importância dos contos de fadas nos anos iniciais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A importância dos contos de fadas nos anos iniciais
Autor Munari, Maria de Lourdes
Orientador Zitkoski, Jaime Jose
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Conto de fada
Desenvolvimento cognitivo
Literatura infantil
[en] Child development
[en] Children's literature
[en] Cognition
[en] Emotion
[en] Fairy tale
[en] Imagination
[en] Reading
Resumo Este trabalho é fruto do projeto desenvolvido durante o estágio do Curso de Pedagogia. Este foi desenvolvido com o intuito de transformar as aulas e a sala de aula em um ambiente propício a liberação da imaginação e do desenvolvimento da criatividade do aluno, assim como reconhecer a importância da literatura infantil para o desenvolvimento do aluno e incentivar a formação do hábito de leitura, sabendo-se que, na infância que são formados os hábitos. Proporcionando aos alunos momento de encantamento e de prazer através da arte de ouvir e contar histórias das mais diferentes formas, histórias contadas pela professora, por algumas mães e por colegas. Assim como, com o uso das tecnologias: com aparelhos de DVD, de som, CDS, DVDs, TV, Projetor Multimídia e o computador. Foram promovidas situações de leitura e de escrita, oportunizando o contato com Literaturas Infantis e, ainda com reflexões sobre o tema e a construção de novos conhecimentos e habilidades. Através da realização de atividades motivadoras e instigantes, como contação de histórias, debates, pesquisas, intercâmbio de livros, atividades de artes relacionadas com as experiências literárias, teatro e a feira do livro. A literatura infantil é um caminho para desenvolver na criança a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e com significado.
Abstract This work is the result of the project developed during the stage of the Education Course. It was developed with the aim of transforming teaching and the classroom in an environment conducive to release the imagination and the development of students 'creativity, as well as recognize the importance of children's literature to the students' development and encourage the formation of the habit of reading, knowing that, in childhood habits are formed. Giving students time to delight and pleasure through the art of listening and telling stories of many different forms, stories told by the teacher, for some mothers and peers. Just as with the use of technology: with DVD players, audio, CDs, DVDs, TV, Multimedia Projector and computer. Situations were promoted reading and writing and the opportunity to connect with children's literature and also with thoughts on the subject and the construction of new knowledge and skills. Through the realization of motivating and exciting activities such as storytelling, debates, research, exchange of books, art activities related to the experiences of literature, theater and book fair. Children's literature is a way to develop a child's imagination, emotions and feelings in a joyful and meaningful.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/71943
Arquivos Descrição Formato
000880628.pdf (334.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.