Repositório Digital

A- A A+

A relação família e escola no processo ensino-aprendizagem da criança

.

A relação família e escola no processo ensino-aprendizagem da criança

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A relação família e escola no processo ensino-aprendizagem da criança
Autor Barbosa, Indianara Bueno
Orientador Zitkoski, Jaime Jose
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Criança
Relação escola-família
[en] Family
[en] Partnership
[en] School
Resumo A qualidade no ensino é uma das questões importantes para a sociedade nos dias atuais, intrinsecamente na relação entre família (comunidade) e escola no processo de aprendizagem das crianças. Esta abordagem se faz de grande relevância, já que a história da escola, enquanto instituição, assim como a família, se distanciou uma da outra ao longo de sua evolução. Apesar do surgimento de filósofos pensadores como Weber, Piaget, Vigotsky, entre muitos outros, que revolucionaram a área didático-pedagógica nos últimos séculos, a escola caminha para um grande desafio, que é dominar as tecnologias que as crianças já dominam, e de buscarem junto o conhecimento, utilizando estes recursos tecnológicos. O conhecimento de si mesmo na construção de uma auto-estima, assim como a socialização entre os alunos, é base da reflexão com o mundo externo, com a sociedade que envolve a criança fora e dentro da família; assim como as relações na troca de experiências, sentimentos e valores que dão uma continuidade ao conhecimento humano, ao mesmo tempo em que as relações família x escola se tornam mais interligadas e sem obstáculos para o aprendizado.
Abstract Quality in education is an important issue for society today, inherently in the relationship between family (community) school and the learning process of children. This approach family moved away from each other along their evolution. Despite the emergence of philosophers thinkers like Weber, Piaget, Vigotsky, among many others, that revolutionized the didactic-pedagogical area in recent centuries, the school is heading towards a major challenge, which is to master the technologies that children have already mastered, and seek with the knowledge, using these technological resources. The selfknowledge in building self-esteem, and socialization among the students, is the basis of discussions with the external world, society, involving the child inside and outside the family, as well as the relations in exchange for experiences, feelings and values that give continuity to human knowledge, while the x family relations become more intertwined school without obstacles to learning.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/71945
Arquivos Descrição Formato
000880632.pdf (1.299Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.