Repositório Digital

A- A A+

As relações teoria e prática na aprendizagem dos alunos : um estudo a partir do projeto "alimentação saudável"

.

As relações teoria e prática na aprendizagem dos alunos : um estudo a partir do projeto "alimentação saudável"

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título As relações teoria e prática na aprendizagem dos alunos : um estudo a partir do projeto "alimentação saudável"
Autor Canani, Giovana da Silva
Orientador Zitkoski, Jaime Jose
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Aluno
Projeto
Relação teoria-prática
[en] Communication
[en] Cooperation
[en] Expression
[en] Healthy feeding
[en] Learning
[en] Practice
[en] Theory
Resumo A proposta de trabalho refere-se ao estágio 2010, baseado em um tripé chamado Pedagogias do Bom Senso, do Trabalho e do Êxito, que considera a criança o centro de sua própria educação. Segundo Freinet, “cada atividade desenvolvida deve ser um trabalho útil e criativo, decidido e organizado coletivamente pelos estudantes”. O essencial é valorizar a livre expressão dos alunos, motivando-os a partir do que se consideram necessidades vitais do ser humano: criar, expressar-se, comunicar-se, viver em grupo, ter sucesso, agir-descobrir e se organizar. O trabalho de conclusão de curso faz uma reflexão sobre as inovações pedagógicas referentes à temática: As relações teoria e prática na aprendizagem dos alunos: um estudo a partir do Projeto “Alimentação Saudável”. Analisa de que forma o trabalho, a cooperação e as saídas de campo foram facilitadoras para o processo integral da aprendizagem do aluno nas nove semanas de estágio, no qual o projeto de aprendizagem em destaque foi “Alimentação Saudável: um caminho a seguir”. As reflexões verificam as mudanças de comportamento da turma em relação às atividades diferenciadas proporcionadas e construídas com a equipe diretiva, professores titulares e alunos: o contato dos discentes com os mais diversos materiais didáticos e tecnológicos de pesquisa, bem como organizações de visitas e entrevistas com educadores e profissionais da área e divulgação do trabalho desenvolvido na sala de aula como “marketing educacional” (banner, informativos, sacolas personalizadas). O trabalho enfatiza que a aprendizagem resulta de uma relação dialética entre ação e pensamento ou teoria e prática.
Abstract This paper’s proposition refers to the 2010 internship, based upon the theme “Pedagogy of Common Sense, Work and Sucess”, which considers children as the Center of their own education. According to Freinet, ”each developed activity must be an useful and creative work, collectively decided and organized by the students”. It is essential to value the free expression of the students, motivating them from the so called vital necessities of a human being: create, self expression, communication, living in group, bein successful, act/discover and self organizing. This paper offers a reflection about the pedagogical innovations regarding the theme: The theoretical and practical relations in the student’s learning: a study about the “Healthy Feeding” Project. It analyzes in what ways the work, the cooperation and the Field trips were helpful in the whole learning process of the students, during the nine-week internship, in which the current teaching Project was “Healthy Food: A Path to Follow”. These reflections verify the behavioral changes of the class related to the different activities offered and constructed along with the school offices, teachers and students: the contact of the students with diverse learning and technological materials of research, as well with visits and interviews with educators and experts, and spreading the work as “educational marketing” (banners, newsletters, promotional bags). This work emphasizes that learning is a result of a dialect between action and thought or theory and practice.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/71946
Arquivos Descrição Formato
000880635.pdf (1.433Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.