Repositório Digital

A- A A+

Desafios do uso de tecnologia digital na educação/anos iniciais

.

Desafios do uso de tecnologia digital na educação/anos iniciais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Desafios do uso de tecnologia digital na educação/anos iniciais
Autor Hartz, Ceres Adriana
Orientador Zitkoski, Jaime Jose
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Informática na educação
Tecnologia digital
[en] Education
[en] Informatics
[en] Informatics technology
[en] Pedagogic practice
[en] Teacher’s formation
Resumo Nesta pesquisa abordo a utilização da Informática na escola e como esta pode provocar uma revolução educacional, além de fazer com que as instituições de ensino se atualizem adequando-se as exigências destes tempos para não se tornarem obsoletas e em atraso tecnológico. Com essa reflexão, proponho a discussão sobre as tecnologias da informática na escola, em termos de desafios que temos a enfrentar hoje em Educação, como possibilidade de repensarmos as práticas pedagógicas e outros métodos de ensinar e transmitir conhecimentos. A pesquisa aponta a experiência obtida durante o período do estágio o trabalho com Projetos de Aprendizagem (PA). Transcreve dados pesquisados junto a professores dos anos iniciais, qual é a realidade dos nossos professores quanto a especialização na área da informática educativa, também como é o trabalho destes profissionais com seus alunos, qual a contribuição do uso da tecnologia para uma melhora no desempenho do ensino e aprendizagem dos mesmos. Também a busca de uma resposta sobre qual a motivação por trabalhar com equipamentos de informática no exercício de sua função pedagógica. Este trabalho aponta a importância do contato com as tecnologias digitais durante o processo de formação continuada, possibilitando que o professor se aproprie e avalie adequadamente os instrumentos de informática potencialmente educativos, assumindo uma postura mediadora na construção de conhecimento pelos alunos. É relevante salientar também a emergência de propostas pedagógicas que visem aprendizagens significativas, tanto no âmbito das tecnologias digitais, quanto nas demais práticas do cotidiano escolar.
Abstract In research I broach the use of informatics in Scholl and how it can sponsor an educational revolution, besides to force the teaching institutions to be up to date all the time, to in accordance to with the technology avoiding to become obsolete and behind in technology. With this reflection, I propose a discussion about the informatics technology inside the Schools, what kind of challenges we must face nowadays in education, as a new way to think the pedagogic practices and other methods to teach and to transfer knowledge. The research points to an experience obtained during the trainee period with the work on Learning Projects (LP). Transcribe data researched with other teachers from the beginning years, what is their real condition of our teachers in regard to their specialization on educational informatics, also how is the work of these professionals with their students, what is the contribution of the use of technology to the improvement on the performance of these students. Besides that is the quest to an answer about the motivation to work with informatics equipments on the exercise of the pedagogic function. This research points to the importance of the contact with the digital technologies during the continued formation process, making possible to the teacher to learn and evaluate the potentially educational informatics instruments, assuming a mediating position on the construction of the student’s knowledge. It is relevant to say how urgent the pedagogic proposals are what seek to important learning updates, such as on the digital technologies way, as on other practices on daily Scholl practices.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/71948
Arquivos Descrição Formato
000880638.pdf (945.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.