Repositório Digital

A- A A+

A contação de histórias como instrumento de socialização na educação infantil

.

A contação de histórias como instrumento de socialização na educação infantil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A contação de histórias como instrumento de socialização na educação infantil
Autor Santos, Rosana Maria dos
Orientador Rapkiewicz, Clevi Elena
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Educação infantil
Hora do conto
Socialização
Resumo O presente trabalho se constitui em um estudo da socialização da criança da educação infantil. O processo de socialização inicia-se desde o nascimento da criança e continua por toda sua vida, de forma que durante o crescimento são adquiridos posturas, hábitos e comportamentos necessários para a convivência em grupo. Na intenção de constituir um ser social, as histórias da literatura infantil, através da contação de histórias, estimulam o desenvolvimento intelectual promovendo ideais e atitudes positivas que contemplam a formação de posturas e habilidades que contribuem para a formação pessoal e social. Neste contexto o presente trabalho se constitui em um estudo de caso que tem como foco central a contação de histórias como instrumento de socialização no contexto da educação infantil. O objetivo que se propõe o presente trabalho, através da exploração desta prática, refletir e analisar a importância da contação de histórias e sua relação com a socialização na criança de 05 anos na educação infantil. O estudo apoiou-se na realização da prática pedagógica do estágio, desenvolvida com uma turma de préescolar, constituída de onze alunos, com crianças entre cinco e seis anos de idade, de uma escola de Educação Infantil da rede municipal de ensino na cidade de Terra de Areia-RS. A análise feita diz respeito a diferentes aspectos de socialização observados durante as atividades de contação de histórias e delas derivados durante o estágio docente. Pode-se perceber que a contação de histórias é instrumento de grande valia no processo de socialização, interferindo principalmente nos seguintes aspectos: individualismo, segregação, respeito às diferenças, solidariedade e consideração pelo outro.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/71970
Arquivos Descrição Formato
000880723.pdf (1.407Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.