Repositório Digital

A- A A+

A importância da ludicidade no desenvolvimento da autonomia moral infantil de crianças de 5 e 6 anos

.

A importância da ludicidade no desenvolvimento da autonomia moral infantil de crianças de 5 e 6 anos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A importância da ludicidade no desenvolvimento da autonomia moral infantil de crianças de 5 e 6 anos
Autor Raupp, Rita de Matos
Orientador Rapkiewicz, Clevi Elena
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Autonomia
Criança
Jogos pedagógicos
Resumo A partir das ideias de alguns educadores conceituados, os principais assuntos a serem discutidos neste estudo de caso são moralidade, autonomia moral e ludicidade. Neste seguimento, a moralidade é discutida acerca da importância da consciência da regra e seu papel no desenvolvimento moral infantil. No que se refere à autonomia moral, enfatizo como acontece este desenvolvimento nas crianças, há uma análise quanto à importância de desenvolver a autonomia para a formação de sujeitos críticos. No capítulo referente à ludicidade, são explicitados os conceitos de jogo, brinquedo e brincadeira revelando a distintas definições para ludicidade. O estudo teve como objetivo contribuir no desenvolvimento da autonomia moral dos educandos. Nesta perspectiva, a questão central me fez refletir acerca da Importância da Ludicidade no Desenvolvimento da Autonomia Moral Infantil em Crianças de 5 e 6 anos. O estágio foi realizado com crianças de uma turma de pré-escola na faixa etária de 5 e 6 anos da rede municipal, no qual a metodologia escolhida foi o estudo de caso. Percebi que a ludicidade foi essencial para instigar o desenvolvimento da autonomia moral nas crianças de 5 e 6 anos, pois respeita a idade cognitiva e proporciona a aprendizagem prazerosa através das relações interpessoais.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/71971
Arquivos Descrição Formato
000880731.pdf (1.016Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.