Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGenro, Maria Elly Herzpt_BR
dc.contributor.authorFühr, Roseli Jacintapt_BR
dc.date.accessioned2013-05-28T01:45:03Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/71975pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca compreender a estrutura e a organização do currículo da rede municipal de Nova Hartz, entre o instituído e o seu instituinte. O desejo de realizar este estudo nasceu da prática pedagógica do estágio supervisionado no primeiro semestre de 2010. Durante a mesma, nos deparamos com problemas de articulação entre o que está posto no currículo e o que efetivamente deve ser trabalhado através dos planos de estudos. Propomosnos a compreender por que os educadores manifestam tanta insatisfação com relação a aprendizagem dos alunos. Muitos são os queixosos que defendem a idéia de que os alunos em outros tempos aprendiam mais. Buscando entender de que forma o currículo adquiriu esta organização, o que se quer através de sua concepção e o que perpassa o currículo oculto, buscamos parceiros de renome em pesquisa científica na área da organização e teorização do currículo, entre eles podemos destacar: Giroux, Silva, Moreira, Freire, Arroyo, Pacheco e tantos outros que debatem e discutem as ideologias as quais cada teoria se propõe a manter. Durante o século XX, muitas teorias do currículo surgiram a partir do que cada pesquisador acreditava ser a melhor forma de organizar o currículo. As questões norteadoras gravitavam em torno do que os pesquisadores defendiam. Algumas direcionadas para a manutenção do capitalismo e do controle social e outras para o desenvolvimento da consciência crítica. Com a promulgação da Constituição de 1988 no Brasil e posteriormente a implementação da Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 de dezembro de 1996, é oportunizado a educação brasileira um salto em termos de autonomia e qualificação do ensino, pois estabelece a criação dos sistemas de ensino e atribui a estes, a autonomia necessária para organizar o seu funcionamento em consonância com as diretrizes nacionais. A metodologia de pesquisa utilizada foi a da observação, pois através dela constatamos em muitas situações a frustração dos alunos ao terem que retomar conteúdos que afinal estão listados no plano de estudos e devem ser vencidos ao final de cada trimestre. Como é possível uma proposta que se diz pedagógica e política e que quer um cidadão crítico, se o mesmo não tem participação. O PPP está pronto, o plano de estudos está pronto, o espaço da sala de aula está projetado, o tempo de aprendizagem está determinado. Em uma sociedade absolutamente capitalista, creio que os atuais currículos de inocente realmente não tem nada. A rede quer melhorar a sua qualidade de ensino, deseja o ensino globalizado, quer uma educação dialética, mas ao que nos parece, permanece utilizando no cotidiano, práticas que lembram o ensino anterior a década de 80. A partir das observações, das leituras e dos comparativos realizados entre o que cada teoria analisada indica, compreendemos que o currículo da rede, ora objeto de pesquisa, precisa avançar nas escolhas, definir seus objetivos e agregar a comunidade nas decisões e evitar a reprodução de um ensino ainda muito calcada nos alicerces da pedagogia tradicional.pt_BR
dc.description.abstractThis study seeks to understand the structure and organization of the curriculum of the municipal Nova Hartz, between instituted and instituting his. The desire to carry out this study arose from the practice of supervised teaching in the first half of 2010. During the meeting, we are facing problems of articulation between what is put into the curriculum and what should be effectively worked through the study plans. We propose to understand why so many educators expressed dissatisfaction with student learning. Many complainants who defend the idea that students learned more in other times. Seeking to understand how the curriculum purchased this organization, which either through its design and running through the hidden curriculum, we seek partners renowned in scientific research in organization theory and curriculum, among them are: Giroux, Silva , Moreira, Freire, Arroyo, Pacheco and many others who debate and discuss the ideologies which each theory is proposed to maintain. During the twentieth century, many theories emerged from the curriculum of each researcher believed to be the best way to organize the curriculum. The main questions revolved around what the researchers argued. Some directed to the maintenance of capitalism and other social control and the development of critical consciousness. With the promulgation of the 1988 Constitution in Brazil and later the implementation of the Law of Directives and Bases for 9394/96 in December 1996, the Brazilian education and nurtured a leap in terms of autonomy and teaching qualification, because it establishes the creation of systems education and gives them the necessary autonomy to organize its operation in line with national guidelines. The research methodology used was the observation, because through it we see in many situations the frustration of students having to retake the content that ultimately are listed in the syllabus and must be defeated at the end of each quarter. How can a proposal which says that educational and policy and whether a critical citizen, if it has no participation. The PPP is ready, the syllabus is ready, the space of the classroom is designed, the learning time is determined. In a capitalist society absolutely, I believe that the current curricula of innocent really have nothing. The network seeks to improve its teaching quality, want global education, education or a dialectic, but it seems to us, remains in daily use, the teaching practices that resemble the earlier 80's. From the observations, readings and comparisons made between what each theory examined indicates, we understand that the curriculum network, now the object of research, to evolve their choices, define their objectives and adding the community in decisions and prevent the reproduction of teaching still very grounded in the foundations of traditional pedagogy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectTheoryen
dc.subjectEnsino público municipalpt_BR
dc.subjectQuality of teachingen
dc.subjectNova Hartz (RS)pt_BR
dc.subjectLearningen
dc.titleO currículo da rede municipal de Nova Hartz : entre o instituído e o instituintept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000880529pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples