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A música no processo de alfabetização da criança

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A música no processo de alfabetização da criança

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Título A música no processo de alfabetização da criança
Autor Scherer, Simone
Orientador Genro, Maria Elly Herz
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Alfabetização
Criança
Música
[en] Development
[en] Learning
[en] Literacy
[en] Methods
[en] Music
[en] Musicality
[en] Piaget
Resumo O presente trabalho reflete sobre a influência da música no processo de alfabetização da criança. Aborda a teoria da música e de seus componentes fundamentais como: letra, ritmo, melodia, duração e harmonia, bem como a integração destes elementos; observa ainda o som, propriamente dito, como parte fundamental da música e os parâmetros que o compõem. Enfatiza a legislação brasileira que estabelece a obrigatoriedade do ensino da música no contexto da Educação Básica, que mesmo tendo um importante artigo revogado, continua sendo a esperança de muitos educadores para finalmente oferecer uma educação musical de qualidade para todos os nossos alunos. Investiga como se dá o processo de construção do conhecimento da criança nos anos iniciais, levando em consideração os estágios de desenvolvimento mental do ser humano e também os distintos métodos de alfabetização já experimentados no Brasil e no mundo. Para elucidar estas questões, buscou-se o referencial teórico de Piaget, Ferreiro, Teberosky, Penna, Carvalho, Souza, Marques, entre outros. Dentro destes referenciais são abordados os níveis de alfabetização pelos quais as crianças devem percorrer até que as mesmas concluam o processo de aquisição da língua escrita. O estudo foi feito com crianças de seis anos, estudantes do primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos da rede municipal do município de Nova Hartz/RS, utilizando-se de metodologia de estudo exploratório, com o emprego de atividades práticas para envolver as crianças no processo de alfabetização com a utilização da música, atividades estas que envolvem desde a introdução da música na rotina escolar dos alunos, com o emprego de diversos instrumentos musicais confeccionados com sucatas, até atividades musicais direcionadas, fazendo o aproveitamento das letras das músicas para a alfabetização não somente oral, mas também escrita. As atividades aplicadas com os alunos formaram uma rede de aprendizagens, onde através da alegria, da ludicidade e da criatividade, cada um pode potencializar suas habilidades naturais, o que muito os ajudou na evolução de um nível mais simples para um nível mais complexo do processo de aquisição da língua escrita. Os resultados alcançados a partir dos dados empíricos demonstram que a educação musical e a musicalização tem grande influência no processo de alfabetização, sendo estes importantes instrumentos facilitadores da aprendizagem, pois permitem a ação do sujeito sobre o objeto, de maneira lúdica e espontânea, despertando o interesse pela linguagem escrita. A maioria dos alunos que, no início do estágio curricular encontrava-se no nível pré-silábico, até o final do período de estágio passou para o nível silábico com bastante facilidade. O mesmo aconteceu com os alunos que já estavam no nível silábico, que passaram para o nível silábico-alfabético, assim como os que estavam no nível silábico-alfabético, avançaram para o nível alfabético, apresentando grande potencial de leitura e escrita. No geral, a turma evoluiu muito, pois terminado o estágio, a maioria encontrava-se no nível silábico, sendo que apenas dois alunos estavam no nível pré-silábicos II, três alunos estavam no nível silábico-alfabético e outros três alunos estavam no nível alfabético, o que demonstra grande avanço no processo de aquisição da língua escrita.
Abstract This paper reflects on the influence of music in the literacy process of children. Covers music theory and its key components as: letter, rhythm, melody, harmony and length, as well as the integration of these elements, also notes the sound itself as a fundamental part of the music and the parameters that comprise it. Emphasizes the Brazilian legislation establishing the mandatory teaching of music in the context of basic education, even though he had an important article repealed, remains the hope of many educators to finally offer a quality music education for all our students. Investigates how is the process of knowledge construction in the early years of the child, taking into consideration the stages of mental development of mankind and also the different literacy methods have been tried in Brazil and worldwide. To clarify these questions, we sought the theoretical framework of Piaget, Blacksmith, Teberosky, Penna, Carvalho, Souza, Marques, among others. Within these frameworks are discussed literacy levels through which children should go before they complete the process of acquisition of written language. The study was done with children six years old, first-year students of basic education of nine years of municipal from Nova Hartz RS, using the methodology of an exploratory study with the use of practical activities to engage children the literacy process with the use of music, activities that involve these since the introduction of music in daily school students, with the use of several musical instruments made of scrap until directed musical activities, making use of song lyrics for Literacy is not only oral but also written. The activities implemented with the students formed a network of learning, where througt joy, playfulness and creativity, one can enhance his natural abilities, which greatly helped in the evolution of a simple level to a more complex process acquisition of written language. The results from the empirical data show that music education has great influence musically and in the process of literacy, which are important tools to facilitate learning, they allow the action of the subject over the object, so playful, spontaneous, awakening the interest in written language. Most students at the beginning of the traineeship was in the pre-syllabic level by the end of the probationary period has passed to the syllable level with ease. So did the students who were already on the syllable level, which began to level-syllabic alphabet, as well as those who were at the syllabic-alphabetic, advanced to the alphabetic level, presenting great potential in reading and writing. Overall, the class has evolved a lot since finishing the stage, most was at the syllable level, and only two students were in pre-syllabic level II, three students were at the syllabic-alphabetic and three other students were at letter, which shows great progress in the acquisition of written language.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/71976
Arquivos Descrição Formato
000880530.pdf (393.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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