Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGenro, Maria Elly Herzpt_BR
dc.contributor.authorMachado, Maria Lúcia de Mellopt_BR
dc.date.accessioned2013-05-28T01:45:04Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/71980pt_BR
dc.description.abstractO processo de aquisição da leitura e da escrita está vinculado ao desenvolvimento da criança e sua interação com o mundo. São preocupantes os índices de reprovação e os resultados obtidos em avaliações de competências. A turma onde ocorreu o estágio de docência estava desenvolvendo o Programa de Alfabetização do Instituto Alfa e Beto que utiliza a Psicologia Cognitiva da Leitura e do método fônico para o desenvolvimento das competências da leitura e da escrita. Também verificamos que a proposta pedagógica do Programa Alfa e Beto abrange o desenvolvimento de outras competências, além da leitura e da escrita, evidenciando o compromisso com a aprendizagem do aluno, propiciando avaliações periódicas e períodos de recuperação com observância no domínio das competências de alfabetização trabalhadas com as crianças. Neste programa, a criança aprende o código alfabético e o valor sonoro correspondente e, a partir daí, se apropria da leitura de diversos vocábulos, frases e textos. Para fazer uma análise do Programa Alfa e Beto, trouxemos a contribuição dos estudos de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, que nos ajudarão a compreender como ocorre a aquisição da leitura e da escrita, abordando os níveis de conhecimento que estão caracterizados na Psicogênese da Língua Escrita. Esses estudos servirão como aportes teóricos ajudando a compreender a forma como as crianças interagem no ambiente escolar e adquirem as competências da leitura e da escrita, fazendo o uso social da língua, com a mediação do professor. A análise contribuirá para abarcar essa caminhada, onde as crianças, na sua diversidade, se envolvem no processo de aprendizagem, juntamente com os conhecimentos obtidos anteriores a chegada na escola, na integração com seus pares, na participação efetiva em sala de aula e com a colaboração da família por meio da observação de tarefas e oferta de um ambiente alfabetizador. Através de um acompanhamento diário na docência com uma turma do segundo ano do Ensino Fundamental de nove anos, foi possível analisar o método fônico contrapondo ao método construtivista. Observando as abordagens realizadas e os resultados obtidos, buscou-se identificar em que consistem as técnicas de ensino apoiadas na teoria da psicogênese da escrita e aquelas fundamentadas nos estudos de consciência fonológica, a fim de assinalar suas contribuições e possíveis limitações.pt_BR
dc.description.abstractThe process of acquiring reading and writing is linked to child development and its interaction with the world. Are alarming failure rates and the results of evaluations of competence. The class was the stage where teaching was developing the Literacy Program of Instituto Alfa e Beto using the Cognitive Psychology of Reading and phonics to develop skills of reading and writing. We also found that the pedagogical program of Alfa and Beto covers the development of other skills, besides reading and writing, demonstrating a commitment to student learning, providing periodic assessments and recovery periods with compliance in the field of literacy skills worked with children. In this program, children learn the alphabetic code and the corresponding sound value, and thereafter appropriates reading several words, sentences and texts. To do an analysis of the Program Alfa and Beto, have brought the contribution of studies of Emilia Ferreiro and Ana Teberosky, which will help us understand how does the acquisition of reading and writing, approaching the levels of knowledge that are featured in Psychogenesis Language Writing . These studies will serve as theoretical frameworks to help understand how children interact at school and acquire the skills of reading and writing, making the social use of language, with mediation by the teacher. The analysis will help to cover this walking, where children, in their diversity, are involved in the learning process, along with knowledge obtained prior to arrival at school, integration with their peers in effective participation in the classroom and the collaboration of the family through the observation of tasks and provision of a literacy environment. Through daily monitoring in teaching with a class of second years of basic education of nine years, it was possible to examine the phonics method in contrast to the constructivist. Noting the approaches taken and the results, we sought to identify what constitute teaching techniques psychogenesis supported the theory of writing and those based on studies of phonological awareness, to mark their contributions and limitations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectProgram alfa and betoen
dc.subjectReading and writingen
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectPsychogenesisen
dc.subjectPhonicsen
dc.titlePrograma alfa e beto : aquisição da leitura e da escritapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000880583pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples