Repositório Digital

A- A A+

Família e aprendizagem : a influência da família no processo de aprendizagem das crianças

.

Família e aprendizagem : a influência da família no processo de aprendizagem das crianças

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Família e aprendizagem : a influência da família no processo de aprendizagem das crianças
Autor Santos, Veridiana dos
Orientador Zitkoski, Jaime Jose
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Alfabetização
Educação
Influência
Relação escola-família
[en] Education
[en] Family learning
[en] Participation
[en] School
[en] Self-esteem
Resumo O presente trabalho de conclusão de curso pretende mostrar a importância da participação da família na vida escolar da criança, independentemente de sua idade ou classe social. Para tanto, conta com aportes teóricos de Paulo Freire, Piaget, Tânia Zaguri, entre outros, que contribuíram para qualificar o trabalho. O trabalho esta organizado da seguinte forma: no primeiro capítulo faz um referencial do que é família e de seu papel político na sociedade, destacando formas de valorização da auto-estima da criança no período de introdução ao ambiente escolar. O segundo capítulo faz referência ao desempenho dos pais e suas atitudes ao sucesso ou fracasso escolar. O terceiro capítulo traz informações coletadas em pesquisa, sobre a realidade escolar na visão dos pais, ou seja, de que forma vêem a escola e o que esperam dela. No último capítulo apresenta a proposta de união entre família e escola, visando um único objetivo: uma aprendizagem satisfatória e significativa para os filhos.
Abstract This work of completion to show the importance of family participation in school life of children, regardless of their age or social class. For both, has theoretical support of Paulo Freire, Piaget, Tania Zaguri, among others, who contributed the work to qualify. The paper is organized as follows: the first chapter is a reference of what is family and his political role in society, emphasizing ways of valuing self-esteem of children during the introduction to the school environment. The second chapter makes reference to the performance of parents and their attitudes to success or failure in school. The third chapter covers information collected in research on the school reality from the perspective of parents, or how they see the school and what they expect of her.The last chapter presents the proposed union between families and schools, aimed at one goal: a satisfying and meaningful learning for children.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/71985
Arquivos Descrição Formato
000880616.pdf (316.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.