Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZitkoski, Jaime Josept_BR
dc.contributor.authorLopes, Patrícia Bárbarapt_BR
dc.date.accessioned2013-05-28T01:45:06Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/71986pt_BR
dc.description.abstractO presente texto de Trabalho de Conclusão de Curso faz uma análise profunda das habilidades que se espera da educação contemporânea, fazendo uso das novas tecnologias de comunicação e informação, desenvolvendo em sala de aula projetos de aprendizagens, como uma arquitetura pedagógica eficaz, que revela inteligências múltiplas, permitindo ao aluno ser autônomo, cooperador e atuante em sua própria aprendizagem. As teorias que sustentam as informações apresentadas neste texto são apoiadas por Freire, Piaget, Vygotski entre outros pensadores e estudiosos das teorias destes grandes nomes. Também se apóiam nos Parâmetros Curriculares Nacionais e Planos de Estudos do município de Sapiranga e no Projeto Político-Pedagógico do Centro Municipal de Educação Dr. Décio Gomes Pereira, onde foram aplicados projetos de aprendizagens com alunos de quarto ano do Ensino Fundamental, comprovando que é possível inovar na educação sem deixar de desenvolver as competências necessárias.pt_BR
dc.description.abstractThis text Working Completion of course does a thorough analysis of the skills expected of contemporary education, making use of new information and communication technologies, developing classroom learning projects as an effective pedagogical architecture, which shows intelligence multiple, allowing students to be autonomous, cooperative and active in their own learning. The theories that underpin the information presented in this paper are supported by Freire, Piaget, among others Vygotski thinkers and scholars of the theories of these great names. We also rely on the National Curriculum and Plans of the city of Sapiranga Studies and Political-pedagogic project of the Municipal Center for Education Dr. Decio Gomes Pereira, were applied learning projects with students from the fourth year of elementary school, proving that it ispossible to innovate in education while developing the necessary.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectHabilidadept_BR
dc.subjectSkills and expertiseen
dc.subjectTechnologiesen
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectArchitectures teachingen
dc.subjectLearning projectsen
dc.titleCompetências e habilidades desenvolvidas com recursos tecnológicos de informação e comunicação e aplicação de projetos de aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000880626pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples