Repositório Digital

A- A A+

A importância da literatura infantil para despertar o gosto pela leitura na educação infantil

.

A importância da literatura infantil para despertar o gosto pela leitura na educação infantil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A importância da literatura infantil para despertar o gosto pela leitura na educação infantil
Autor Justin, Maria Elisete Mesquita
Orientador Avila, Ivany Souza
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Educação infantil
Leitura
Literatura infantil
Resumo O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica simultânea a uma pesquisa de campo sobre a importância da literatura como recurso pedagógico na educação infantil. A pergunta norteadora desta pesquisa é a seguinte: “Como se evidencia a importância da literatura como recurso pedagógico na educação infantil”? Através das leituras, entrevistas, análise dos dados busca-se os seguintes objetivos: utilizar a literatura infantil como incentivo para a formação de futuros e grandes leitores, desenvolver a capacidade e as habilidades dos alunos através da hora do conto, da interpretação e do lúdico. O embasamento teórico desta pesquisa bibliográfica e de campo foi obtido dos seguintes autores: Fanny Abramovich, Cléo Busatto, Nelly Novaes Coelho, Regina Zilberman, Marlene Carvalho, Piaget. A metodologia utilizada foram histórias retiradas de livros infantis e narradas para os alunos em um ambiente aconchegante e acolhedor, proporcionando prazer e interesse em ouvir cada vez mais histórias e despertando a vontade de aprender a ler e a escrever. A pesquisa de campo foi feita com duas professoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Gonzaga Capaverde. Após a entrevista com estas professoras foi estabelecida uma comparação entre as respostas dadas pelas mesmas com a teoria defendida pelos autores acima mencionados. Através desta comparação, desta análise pode-se constatar que a hora do conto é considerada relevante dentro do planejamento das professoras entrevistadas, assim como para os autores. O estágio foi realizado durante dois meses na mesma escola em que foi executada a pesquisa de campo, com aulas práticas com os alunos da pré-escola sobre a literatura infantil em sala de aula com atividades individual e coletiva como: hora do conto, desenhos, dramatizações, teatros e relatos de histórias. Com base na pesquisa bibliográfica e na pesquisa de campo provou-se a relevância da leitura de histórias infantis para os alunos, assim como, consequentemente a interpretação, dramatização, confecção de desenhos e relatos tanto dos alunos quanto do professor para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças, que aprendem, através das narrações, dramatizações, a relacionar os assuntos tratados nas leituras com situações vividas em seu cotidiano, ou seja, com a realidade de cada aluno, o que é muito importante, essencial para o seu crescimento pessoal e social. A leitura instiga o poder da criatividade, da curiosidade, da imaginação que são fatores imprescindíveis para o aprendizado dos alunos. Esta afirmação está provada através da teoria dos autores no qual foi baseada esta pesquisa, também através da coleta de dados e do trabalho efetivado durante o estágio.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/71994
Arquivos Descrição Formato
000880828.pdf (138.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.