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dc.contributor.advisorAvila, Ivany Souzapt_BR
dc.contributor.authorJustin, Maria Elisete Mesquitapt_BR
dc.date.accessioned2013-05-28T01:45:10Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/71994pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica simultânea a uma pesquisa de campo sobre a importância da literatura como recurso pedagógico na educação infantil. A pergunta norteadora desta pesquisa é a seguinte: “Como se evidencia a importância da literatura como recurso pedagógico na educação infantil”? Através das leituras, entrevistas, análise dos dados busca-se os seguintes objetivos: utilizar a literatura infantil como incentivo para a formação de futuros e grandes leitores, desenvolver a capacidade e as habilidades dos alunos através da hora do conto, da interpretação e do lúdico. O embasamento teórico desta pesquisa bibliográfica e de campo foi obtido dos seguintes autores: Fanny Abramovich, Cléo Busatto, Nelly Novaes Coelho, Regina Zilberman, Marlene Carvalho, Piaget. A metodologia utilizada foram histórias retiradas de livros infantis e narradas para os alunos em um ambiente aconchegante e acolhedor, proporcionando prazer e interesse em ouvir cada vez mais histórias e despertando a vontade de aprender a ler e a escrever. A pesquisa de campo foi feita com duas professoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Gonzaga Capaverde. Após a entrevista com estas professoras foi estabelecida uma comparação entre as respostas dadas pelas mesmas com a teoria defendida pelos autores acima mencionados. Através desta comparação, desta análise pode-se constatar que a hora do conto é considerada relevante dentro do planejamento das professoras entrevistadas, assim como para os autores. O estágio foi realizado durante dois meses na mesma escola em que foi executada a pesquisa de campo, com aulas práticas com os alunos da pré-escola sobre a literatura infantil em sala de aula com atividades individual e coletiva como: hora do conto, desenhos, dramatizações, teatros e relatos de histórias. Com base na pesquisa bibliográfica e na pesquisa de campo provou-se a relevância da leitura de histórias infantis para os alunos, assim como, consequentemente a interpretação, dramatização, confecção de desenhos e relatos tanto dos alunos quanto do professor para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças, que aprendem, através das narrações, dramatizações, a relacionar os assuntos tratados nas leituras com situações vividas em seu cotidiano, ou seja, com a realidade de cada aluno, o que é muito importante, essencial para o seu crescimento pessoal e social. A leitura instiga o poder da criatividade, da curiosidade, da imaginação que são fatores imprescindíveis para o aprendizado dos alunos. Esta afirmação está provada através da teoria dos autores no qual foi baseada esta pesquisa, também através da coleta de dados e do trabalho efetivado durante o estágio.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.titleA importância da literatura infantil para despertar o gosto pela leitura na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000880828pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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