Repositório Digital

A- A A+

Métodos de avaliação que encaminham o aluno ao sucesso ou ao fracasso escolar

.

Métodos de avaliação que encaminham o aluno ao sucesso ou ao fracasso escolar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Métodos de avaliação que encaminham o aluno ao sucesso ou ao fracasso escolar
Autor Vieira, Eliane Klein
Orientador Avila, Ivany Souza
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Avaliação
Êxito escolar
Fracasso escolar
Método
Resumo A presente pesquisa teve como finalidade analisar bibliografias referentes ao tema da avaliação, bem como os procedimentos metodológicos e os instrumentos utilizados para realizar a avaliação no dia-a-dia escolar. O objetivo geral foi o de pesquisar e esclarecer a função primordial da avaliação e apontar alternativas para a melhoria do desempenho da avaliação escolar. Procurou-se descobrir qual a contribuição da avaliação no processo de ensino e de aprendizagem e como esta se realiza na prática. Com base em diversas referências bibliográficas e na observação do cotidiano de práticas pedagógicas é possível detectar que o sistema de avaliação precisa de reformulações e de práticas pedagógicas atualizadas. Observou-se, através da prática que a avaliação escolar tem sido usada muitas vezes como forma de centralização do poder por parte dos professores que assim agem por diversos motivos, dentre os quais poderiam ser destacados: falta de processo de formação docente e dificuldades em trabalhar com as questões disciplinares sem um elemento de controle, sendo então, a avaliação usada como instrumento disciplinador, às vezes até, em alguns casos, com caráter vingativo, gerando assim um sistema de avaliação classificatório e excludente que não valoriza a individualidade de cada aluno e nem desenvolve as competências e habilidades a partir dos conhecimentos prévios dos alunos. A pesquisa foi desenvolvida através de um questionário respondido por professores da rede pública estadual e municipal de Três Forquilhas. Nele havia perguntas referentes à prática de ensino e os métodos de avaliação utilizados por estes. Em seguida, baseando-se nas teorias de Jussara Hoffmann, Maria Teresa Esteban, Cipriano Luckesi, Pedro Demo, entre outros, que abordam temas referentes à inovação da avaliação, com sistemas que valorizam mais o conhecimento do aluno, este estudo buscou analisar a avaliação num todo. Foram comparados os resultados da pesquisa com as teorias analisadas no que se refere à avaliação escolar, buscando encontrar respostas que possam nortear a prática avaliativa no cotidiano escolar de maneira eficiente sem que haja prejuízo por parte dos educandos. Então se torna necessário rever os métodos avaliativos em vigor atualmente para que se possa discutir e implantar um sistema de avaliação de qualidade que vise melhorar a relação entre aluno e professor e ajudar no processo de ensino e de aprendizagem. Concluiu-se, através deste trabalho que o sistema de ensino atual precisa sofrer algumas transformações urgentes, deve-se iniciar a mudança a partir dos métodos utilizados para ensinar os conteúdos, onde o professor deve deixar de ser um transmissor do conhecimento para se tornar mediador, possibilitando assim que os alunos participem das aulas, exponham seus conhecimentos, se tornem indivíduos pensantes, críticos e com capacidade para decidirem o que querem fazer, como vão fazer e para que vão fazer para que sejam sujeitos ativos na sociedade.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/71997
Arquivos Descrição Formato
000880858.pdf (273.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.