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dc.contributor.advisorAvila, Ivany Souzapt_BR
dc.contributor.authorVieira, Eliane Kleinpt_BR
dc.date.accessioned2013-05-28T01:45:11Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/71997pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como finalidade analisar bibliografias referentes ao tema da avaliação, bem como os procedimentos metodológicos e os instrumentos utilizados para realizar a avaliação no dia-a-dia escolar. O objetivo geral foi o de pesquisar e esclarecer a função primordial da avaliação e apontar alternativas para a melhoria do desempenho da avaliação escolar. Procurou-se descobrir qual a contribuição da avaliação no processo de ensino e de aprendizagem e como esta se realiza na prática. Com base em diversas referências bibliográficas e na observação do cotidiano de práticas pedagógicas é possível detectar que o sistema de avaliação precisa de reformulações e de práticas pedagógicas atualizadas. Observou-se, através da prática que a avaliação escolar tem sido usada muitas vezes como forma de centralização do poder por parte dos professores que assim agem por diversos motivos, dentre os quais poderiam ser destacados: falta de processo de formação docente e dificuldades em trabalhar com as questões disciplinares sem um elemento de controle, sendo então, a avaliação usada como instrumento disciplinador, às vezes até, em alguns casos, com caráter vingativo, gerando assim um sistema de avaliação classificatório e excludente que não valoriza a individualidade de cada aluno e nem desenvolve as competências e habilidades a partir dos conhecimentos prévios dos alunos. A pesquisa foi desenvolvida através de um questionário respondido por professores da rede pública estadual e municipal de Três Forquilhas. Nele havia perguntas referentes à prática de ensino e os métodos de avaliação utilizados por estes. Em seguida, baseando-se nas teorias de Jussara Hoffmann, Maria Teresa Esteban, Cipriano Luckesi, Pedro Demo, entre outros, que abordam temas referentes à inovação da avaliação, com sistemas que valorizam mais o conhecimento do aluno, este estudo buscou analisar a avaliação num todo. Foram comparados os resultados da pesquisa com as teorias analisadas no que se refere à avaliação escolar, buscando encontrar respostas que possam nortear a prática avaliativa no cotidiano escolar de maneira eficiente sem que haja prejuízo por parte dos educandos. Então se torna necessário rever os métodos avaliativos em vigor atualmente para que se possa discutir e implantar um sistema de avaliação de qualidade que vise melhorar a relação entre aluno e professor e ajudar no processo de ensino e de aprendizagem. Concluiu-se, através deste trabalho que o sistema de ensino atual precisa sofrer algumas transformações urgentes, deve-se iniciar a mudança a partir dos métodos utilizados para ensinar os conteúdos, onde o professor deve deixar de ser um transmissor do conhecimento para se tornar mediador, possibilitando assim que os alunos participem das aulas, exponham seus conhecimentos, se tornem indivíduos pensantes, críticos e com capacidade para decidirem o que querem fazer, como vão fazer e para que vão fazer para que sejam sujeitos ativos na sociedade.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMétodopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectÊxito escolarpt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.titleMétodos de avaliação que encaminham o aluno ao sucesso ou ao fracasso escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000880858pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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