Repositório Digital

A- A A+

Evidências dos efeitos do brincar nos processos de interação entre as crianças nos espaços da Educação Infantil

.

Evidências dos efeitos do brincar nos processos de interação entre as crianças nos espaços da Educação Infantil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Evidências dos efeitos do brincar nos processos de interação entre as crianças nos espaços da Educação Infantil
Autor Hahn, Elenice Pereira Mittmann
Orientador Avila, Ivany Souza
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Brincadeira
Criança
Escola
Interação
Resumo Trata este trabalho sobre a importância do brincar no desenvolvimento da criança e também dos efeitos do brincar nos processos de interação e de aprendizagem, entre as crianças nos espaços de Educação Infantil. Brincar é para a criança um momento mágico e o brinquedo, um mediador, que permite a ela testar situações da vida real ao seu nível, sem riscos e sob controle, desperta a curiosidade, a criatividade, exercita a inteligência, permite a invenção, a imaginação. O brinquedo propõe à criança um mundo do tamanho de sua compreensão. Além disso, o brinquedo deve ter uma dimensão social, onde as pessoas se encontram e aprendam numa situação de igualdade e respeito mútuos. Brincando a criança alimenta a sua vida, liberando assim sua capacidade de criar e de reinventar o mundo, e a busca do saber torna-se importante e prazerosa. Educar é um ato de coragem e ousadia. Precisamos (re) descobrir e (re) construir em nós mesmos o gosto do lúdico. A brincadeira é um espaço social, privilegiado de interação infantil e de formação da criança como sujeito humano. A criança de hoje anseia por um modelo de ensino diferente do atual que a afasta de sua principal atividade: o brincar, principalmente com seus colegas, e esse parece ser o segredo de uma infância feliz.O trabalho fundamentou-se em teóricos como Euclides Redin, Piaget,Vigostky, Wallon,Tania Fortuna, os quais me ajudaram a estabelecer um diálogo entre a teoria e a minha prática. Assim, partindo da análise da minha prática pedagógica, mediada pelo referencial teórico que mencionei, construí minha pesquisa que teve um caráter qualitativo, na modalidade estudo de caso, pois me detive na análise dos registros em meus planejamentos e reflexões, nas observações e conclusões das conversas, atividades desenvolvidas, rotinas diárias na escola campo de estágio.Com base nos estudos e nas questões norteadoras levantadas, nos estudos teóricos constata-se que o brincar é fator didático altamente importante no processo ensino e de aprendizagem, pois auxilia no desenvolvimento da autonomia, solidariedade, limites auto-estima e efetividade.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/71998
Arquivos Descrição Formato
000880861.pdf (342.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.