Repositório Digital

A- A A+

A literatura no contexto da educação infantil

.

A literatura no contexto da educação infantil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A literatura no contexto da educação infantil
Autor Scheffer, Cristiane Sebastião
Orientador Avila, Ivany Souza
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Leitura
Literatura infantil
Narração de histórias
Resumo O presente trabalho tem como foco central a literatura no contexto da educação infantil. Procura demonstrar a importância das histórias e suas influências no gosto pela leitura, tendo como objetivo refletir sobre a importância da contação de histórias e do contato com o livro infantil, desde o nascimento para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança. Para esclarecer estas questões buscou-se o embasamento teórico de Abramovich, Cunha, Jardim, Kaercher, Martins, Proença, Ziegler, Zilberman. Os estudos apoiaram-se na realização da prática pedagógica do estágio, desenvolvida com uma turma de pré um, com alunos entre quatro e cinco anos, de uma escola de Educação Infantil da rede municipal de ensino na cidade de Três Cachoeiras. Os dados foram coletados nos registros decorrentes das reflexões diárias no pbworks do estágio e semanais no portfólio de aprendizagens. Além disso, foram analisadas as respostas dos pais das crianças a um questionário acerca do tema em estudo. Pode-se caracterizar este trabalho, como uma investigação do tipo descritivo com abordagem qualitativa e bibliográfica. A mesma enquadra-se no tipo descritiva, pois procura descrever de que maneira acontece a contação de histórias na educação infantil, a literatura infantil nesta fase e de como elas podem ser trabalhadas para se tornarem um hábito prazeroso. Caracteriza-se por ser qualitativa, pois tratou de encontrar a maneira que educadores e pais contribuem para a formação de indivíduos leitores,com análise dos dados,sem quantificá-los.Evidencia-se como bibliográfica, pois se buscou o conhecimento teórico baseado em autores que escreveram sobre a temática em foco. A literatura e, mais especificamente, a contação de histórias, exerce grande influência no desenvolvimento psicossocial e cognitivo da criança. A leitura deve começar a ser sugerida ao indivíduo o mais cedo possível, por isso, a casa, a família, os pais são os primeiros incentivos à criança. Toda história contada ou lida, é uma experiência nova para a criança, o amor pelos livros não é coisa que apareça de repente. É preciso ajudar a criança a descobrir o que eles lhe podem oferecer. Concluindo-se a partir daí, que conviver com a literatura infantil é viajar pelo mundo dos livros e da imaginação, logo é ter despertado o desejo de querer saber mais, de desvendar outros mundos através das histórias.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/71999
Arquivos Descrição Formato
000880870.pdf (412.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.