Repositório Digital

A- A A+

Resgatando a identidade do aluno através do ensino de história na educação infantil

.

Resgatando a identidade do aluno através do ensino de história na educação infantil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Resgatando a identidade do aluno através do ensino de história na educação infantil
Autor Dias, Stela Maris da Rosa
Orientador Gil, Carmem Zeli de Vargas
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Educação infantil
Ensino
História
Identidade
Resumo Esse trabalho é o resultado de pesquisa sobre o resgate da identidade do aluno, inserido na escola, dentro da localidade em que moramos - o Município, através de variadas atividades desenvolvidas ao longo do período de Estágio Curricular realizado numa turma de Educação Infantil, de nível pré-escolar. Elegi o tema Ensino de História e Educação Infantil, pois durante a prática me deparei com a situação em que os alunos não sabiam contar sobre o seu nascimento, seu nome, a origem e significado, quem o escolheu e por que. Esse não saber dizer a sua história individual me levou a querer buscar, a investigar porque e em que outros espaços essas questões são discutidas. Será que os pais não praticam essa tarefa? Somente a escola é responsável pela pesquisa, pelo resgate da história dos alunos? Busquei a história individual de cada aluno através de pesquisa na família e através da roda de conversas, na sala de aula ou não, socializamos os dados adquiridos, querendo com isso construir uma identidade de turma. Pesquisei através de Áries a história da construção da infância, e registrei essa caminhada do conceito de criança através da passagem do tempo e dos interesses que a apresentaram ao longo dessa caminhada para que a criança pudesse chegar ao que hoje concebemos. E de Piaget que a criança é um ser potencialmente em desenvolvimento e pleno de possibilidades intelectuais, cognitivas, e que passa pelos estádios de desenvolvimento, devendo ser entendido como sujeito passível de construir conhecimento. Busquei de Magda Soares a oralidade e o letramento que se faz presente nessa caminhada escolar inicial, pelo contexto letrado em que todos estão inseridos na atualidade. Trouxe de Freire a metodologia do diálogo, através da roda de conversas e a possibilidade que o próprio aluno tem de tornarse sujeito da sua aprendizagem, trazendo essa realidade para a sala de aula e entrelaçando-a com a (realidade) do outro, incluindo aqui suas vivências cotidianas. Acrescentei ainda, de Oliveira, a nova condição de família que, imbuída da necessidade de manter s subsistência da família, precisa que todos participem com a busca do trabalho remunerado, não mais tendo tempo de partilhar com os filhos as coisas básicas como contar estórias e também a sua própria história. Partindo da questão inicial - Como ensinar História para crianças da Educação Infantil? – e das inquietações que me acompanharam no período de Estágio Curricular do porque a família não mais realiza essa tarefa em casa. Utilizei então os instrumentos de pesquisa na família, a certidão de nascimento e a ficha de matrícula para construir esse trabalho de ensinar História na Educação Infantil. E pude concluir embora a inconclusão seja permanente, que a escola tornou-se um lugar muito importante, talvez o primeiro, a buscar esse resgate das individualidades dos alunos para que possam então conhecer sua história individual e construir a história coletiva da turma. Parece, portanto, que os pais, os responsáveis pelos alunos, não mais têm tempo para essa tarefa. Essas reflexões foram construídas a partir do registro das aulas do estágio no relatório e do pbworks, e as leituras que me auxiliaram a entender a importância do resgate da História de todos e de cada aluno na Educação Infantil.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/72000
Arquivos Descrição Formato
000880888.pdf (1.067Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.