Repositório Digital

A- A A+

O ensino da história na quarta série a partir da pesquisa

.

O ensino da história na quarta série a partir da pesquisa

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O ensino da história na quarta série a partir da pesquisa
Autor Oliveira, Maria do Carmo Dewes de
Orientador Gil, Carmem Zeli de Vargas
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Ensino
História
Segundo ciclo
Resumo A História trabalhada nas primeiras séries do Ensino Fundamental tem como desafio introduzir determinados conceitos e ampliar a reflexão do aluno sobre sua vida. A História está presente na vida de cada um, sendo um processo dinâmico que ajuda a constituir o sujeito a partir da relação com o mundo. Portanto, esse é um estudo sobre ensino de História com pesquisa. Os objetivos visam compreender a importância da pesquisa no desenvolvimento e compreensão dos conteúdos de História na quarta série das séries iniciais. Durante a prática pedagógica de estágio na escola estadual situada no Litoral Norte do Estado do Rio Grande do Sul, onde a presença indígena foi marcante em sua formação histórica, elaborei um projeto de trabalho envolvendo a formação histórica do Estado e numa roda de conversa lancei a idéia para meus alunos de fazermos uma aventura na pré-história. Para desenvolver o projeto realizamos pesquisas utilizando a biblioteca escolar, sites da internet e entrevista quando trabalhamos a memória do município. Para registrar as descobertas foram utilizados relatórios orais e escritos, blog colaborativo onde eram registradas num diário de bordo. Segundo Maria Teresa Nildecoff (1997, p. 72) o objetivo da história dentro do currículo escolar é a compreensão do presente: conhecer o passado do homem com o objetivo de aplicar estes conhecimentos na compreensão das circunstâncias atuais. Este diálogo do passado com o presente não ocorre facilmente e a História acaba se detendo nos estudos do passado e a ligação com o presente não fica clara para os estudantes. Segundo Demo (2003), a pesquisa é uma construção do conhecimento, que passa pela experiência, onde o aluno é sujeito do seu próprio processo de aprendizagem. O ato de educar pela pesquisa envolve questionamentos, busca de inovações, reconstrução de conhecimentos. Demo (1997) fala da importância da pesquisa tanto do professor quanto do aluno onde o mesmo deixa de ser simples objeto do ensino ministrado pelo professor para juntamente com ele ser parceiro de trabalho na busca de soluções para os problemas encontrados. Só assim a pesquisa se constitui como possibilidade para aprender, também, a acessar informações por meio do uso da Internet, das entrevistas, das pesquisas bibliográficas, se constituindo numa experiência/vivência instigante, tanto para professor quanto para os alunos. A aprendizagem pela pesquisa é fundamental para a solução de problemas, o que, sem dúvida, resulta em aprendizagens mais significativas. Assim, essas reflexões foram construídas a partir do diálogo dos autores com os registros das aulas do estágio Curricular no relatório e pbworks. É, portanto, um estudo qualitativo que considerou algumas aulas do Estagio como dados a serem analisados neste TCC. Os autores que contribuíram no estudo foram: Maria Teresa Nildecoff, Pedro Demo, Helena Callai,Paulo Zarthi Maria Auxiliadora Schimdt, Marlene Canelli,Fernando Seffner e Paulo Freire.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/72003
Arquivos Descrição Formato
000880902.pdf (212.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.