Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGil, Carmem Zeli de Vargaspt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Maria do Carmo Dewes dept_BR
dc.date.accessioned2013-05-28T01:45:12Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/72003pt_BR
dc.description.abstractA História trabalhada nas primeiras séries do Ensino Fundamental tem como desafio introduzir determinados conceitos e ampliar a reflexão do aluno sobre sua vida. A História está presente na vida de cada um, sendo um processo dinâmico que ajuda a constituir o sujeito a partir da relação com o mundo. Portanto, esse é um estudo sobre ensino de História com pesquisa. Os objetivos visam compreender a importância da pesquisa no desenvolvimento e compreensão dos conteúdos de História na quarta série das séries iniciais. Durante a prática pedagógica de estágio na escola estadual situada no Litoral Norte do Estado do Rio Grande do Sul, onde a presença indígena foi marcante em sua formação histórica, elaborei um projeto de trabalho envolvendo a formação histórica do Estado e numa roda de conversa lancei a idéia para meus alunos de fazermos uma aventura na pré-história. Para desenvolver o projeto realizamos pesquisas utilizando a biblioteca escolar, sites da internet e entrevista quando trabalhamos a memória do município. Para registrar as descobertas foram utilizados relatórios orais e escritos, blog colaborativo onde eram registradas num diário de bordo. Segundo Maria Teresa Nildecoff (1997, p. 72) o objetivo da história dentro do currículo escolar é a compreensão do presente: conhecer o passado do homem com o objetivo de aplicar estes conhecimentos na compreensão das circunstâncias atuais. Este diálogo do passado com o presente não ocorre facilmente e a História acaba se detendo nos estudos do passado e a ligação com o presente não fica clara para os estudantes. Segundo Demo (2003), a pesquisa é uma construção do conhecimento, que passa pela experiência, onde o aluno é sujeito do seu próprio processo de aprendizagem. O ato de educar pela pesquisa envolve questionamentos, busca de inovações, reconstrução de conhecimentos. Demo (1997) fala da importância da pesquisa tanto do professor quanto do aluno onde o mesmo deixa de ser simples objeto do ensino ministrado pelo professor para juntamente com ele ser parceiro de trabalho na busca de soluções para os problemas encontrados. Só assim a pesquisa se constitui como possibilidade para aprender, também, a acessar informações por meio do uso da Internet, das entrevistas, das pesquisas bibliográficas, se constituindo numa experiência/vivência instigante, tanto para professor quanto para os alunos. A aprendizagem pela pesquisa é fundamental para a solução de problemas, o que, sem dúvida, resulta em aprendizagens mais significativas. Assim, essas reflexões foram construídas a partir do diálogo dos autores com os registros das aulas do estágio Curricular no relatório e pbworks. É, portanto, um estudo qualitativo que considerou algumas aulas do Estagio como dados a serem analisados neste TCC. Os autores que contribuíram no estudo foram: Maria Teresa Nildecoff, Pedro Demo, Helena Callai,Paulo Zarthi Maria Auxiliadora Schimdt, Marlene Canelli,Fernando Seffner e Paulo Freire.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectSegundo ciclopt_BR
dc.titleO ensino da história na quarta série a partir da pesquisapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000880902pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples