Repositório Digital

A- A A+

Autoridade na escola : uma relação pedagógica

.

Autoridade na escola : uma relação pedagógica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Autoridade na escola : uma relação pedagógica
Autor Bauer, Maria Cristina Galimberti de Souza
Orientador Gil, Carmem Zeli de Vargas
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Autoridade
Escola
Resumo Este trabalho é um estudo sobre o conceito de autoridade e como essa é construída pelo professor no dia a dia de sala de aula. Originou-se da necessidade de compreender as relações, algumas vezes, conflituosas e desgastantes entre professor e aluno e a constatação que a autoridade não é mais dada pela tradição como há algum tempo atrás, mas construída a cada momento. Os principais objetivos foram compreender a importância da autoridade do professor na sala de aula da Educação Infantil, identificar os aspectos relacionados na construção dessa autoridade e refletir sobre essa relação em tempos difíceis entre professores e alunos. Para compreender melhor este assunto, busquei embasamento teórico em vários autores, entre eles: Paulo Freire que reflete sobre a generosidade e a segurança que o professor deve estar revestido para garantir qualidade à sua autoridade. François Dubet deixa claro a importância da relação afetiva na construção da autoridade e consequente sucesso no trabalho pedagógico. Yves La Taille defende que ter autoridade necessita saber algo sobre um determinado assunto, quando se tem a capacidade de transmitir credibilidade sem ser preciso persuadir ou ameaçar para que realizem o que é pedido. Ana Carita e Graça Fernandes afirmam que o desgaste de energia do professor para resolver conflitos impede um melhor aproveitamento no campo do ensino e da aprendizagem. Este estudo consistiu-se numa pesquisa qualitativa, resultante da reflexão de parte da experiência no Estágio do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Os dados foram construídos a partir das observações em sala de aula, trazendo situações que foram registradas no Diário de Bordo do pbworks do estágio, no blog Portifólio de Aprendizagens e no Relatório de Estágio. Ao realizar este estudo entendi a importância da autoridade do professor para a construção da autonomia do aluno. O autoritarismo está geralmente ligado ao respeito e a obediência das regras de maneira imposta, sob coação. A autoridade também diz respeito às regras, mas ela acontece quando se tem a capacidade de transmitir credibilidade sem ser preciso persuadir ou ameaçar para que realizem o que é pedido. Para ser uma autoridade o professor ou adulto responsável pela criança devem procurar o autoconhecimento, a segurança e a firmeza em seus atos, carinho e respeito pelo outro, no caso a criança e acreditar que ela é capaz de aprender, ou seja, devem ocupar seu papel de saber conduzir certas situações nas quais as crianças precisam aprender valores, condutas e práticas que só irão adquirir se forem iniciadas pelo adulto.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/72004
Arquivos Descrição Formato
000880905.pdf (233.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.