Repositório Digital

A- A A+

A contação de histórias na educação infantil

.

A contação de histórias na educação infantil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A contação de histórias na educação infantil
Autor Mittmann, Edinei Rodrigues
Orientador Gil, Carmem Zeli de Vargas
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Educação infantil
Hora do conto
Literatura infantil
Narração de histórias
Resumo A Literatura Infantil é uma prática interdisciplinar que está relacionada com outros modos de expressão (o movimento, a imagem, a música) que formam a bagagem comunicativa da criança desde os seus primeiros anos. Este trabalho traz como tema “A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL” e tem como objetivo compreender a importância da contação de histórias na Educação Infantil como incentivo a leitura, auxílio na aprendizagem e no desenvolvimento integral da criança. É importante para a formação de qualquer criança ouvir histórias, pois suscita o imaginário infantil, estimula o intelecto e a formulação de hipóteses desenvolvendo assim, o potencial e as habilidades da criança. Durante o Estágio, que foi realizado em uma escola de Educação Infantil da rede municipal com uma turma de pré-escola, inseri em vários momentos a contação de histórias infantis, utilizando a literatura como um recurso metodológico e também em atividades lúdicas, pois percebia que as crianças adoravam estes momentos de interação com os livros. Foi muito gostoso trabalhar com história, pois eles prestavam muita atenção no que estava sendo contado, e consequentemente se interessavam nas atividades seguintes, demonstrando prazer em executá-las, além de aguçar o seu imaginário e desenvolver a sua oralidade deixando as aulas sempre mais instigantes. A partir de leituras realizadas e da prática de estágio, construí a pergunta central deste trabalho interrogando, “COMO A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL”, pois acredito que a criança necessita ouvir histórias infantis para desenvolver sua personalidade em todas as etapas do seu desenvolvimento. Para fundamentar o tema escolhido busquei referencias em Abramovich, Áries, Lajolo, entre outros. Este estudo se caracteriza por uma pesquisa qualitativa com estudo de caso, pois investiga a experiência vivenciada no estágio, tendo como foco a contação de histórias na Educação Infantil. Os dados envolveram o registro de observações e conclusões das conversas, atividades desenvolvidas e rotinas diárias na escola campo de estágio. Com base nos estudos, nas questões levantadas e nas práticas vivenciadas no estágio, constata-se que a contação de história vai muito além de ouvir histórias. É viajar pelo mundo dos livros e da imaginação, encantando e despertando no aluno a curiosidade e o desejo por novas descobertas e aprendizagens.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/72006
Arquivos Descrição Formato
000880912.pdf (680.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.