Repositório Digital

A- A A+

O lúdico no desenvolvimento da aprendizagem da criança de 4 anos

.

O lúdico no desenvolvimento da aprendizagem da criança de 4 anos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O lúdico no desenvolvimento da aprendizagem da criança de 4 anos
Autor Pegoraro, Claudete Lourdes Brandalise
Orientador Gil, Carmem Zeli de Vargas
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Educação infantil
Jogos pedagógicos
Resumo Este trabalho tem como tema central “O lúdico no desenvolvimento e aprendizagem da criança de quatro anos”. Surgiu das aulas desenvolvidas na prática de Estágio, realizada numa Escola Municipal de Educação Infantil em Terra de Areia, com alunos do Jardim I, crianças de quatro anos, objetivando refletir sobre a prática pedagógica apoiada em atividades lúdicas. Como o lúdico contribui na aprendizagem e no desenvolvimento da criança de 4 anos, foi a questão desse estudo. Os referenciais teóricos contribuíram para ampliar a compreensão do lúdico como elemento fundamental na prática pedagógica com crianças, visto que os jogos e brincadeiras são possibilidades que a criança tem de vivenciar experiências relacionadas ao seu ambiente promovendo a interação social e, dessa forma, contribuindo no desenvolvimento integral da criança. É um estudo qualitativo que se baseou em pesquisa bibliográfica apoiada em algumas aulas registradas no relatório do estágio curricular postadas no ambiente virtual pbworks, juntamente com as contribuições das leituras de Piaget, Vygotsky e ideias apresentadas nos Referenciais Curriculares Nacionais de Educação Infantil, entre outros. O lúdico é importante na aprendizagem, porque favorece a participação ativa das crianças nos diferentes momentos vivenciados no ambiente escolar. Todavia, é fundamental a atuação do professor possibilitando que, através do lúdico, a criança se desenvolva, aprendendo conteúdos relacionados a sua faixa etária. Entendendo as características das crianças a partir da idade, é possível propor tarefas que sejam adequadas e dinâmicas, compreendendo que o faz de conta é o jeito de evidenciar seu desenvolvimento. Por fim, diria que esse estudo ajudou a compreender melhor a prática no Estágio e conhecer mais sobre o lúdico na Educação Infantil. Brincar como uma necessidade primordial que pode ser dirigida e livre no sentido da autonomia da criança, proposta a partir do que o professor deseja alcançar, compreendendo a criança como um ser singular.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/72007
Arquivos Descrição Formato
000880913.pdf (1.196Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.