Repositório Digital

A- A A+

Contribuições da literatura infantil no desenvolvimento da criança de 5 anos

.

Contribuições da literatura infantil no desenvolvimento da criança de 5 anos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Contribuições da literatura infantil no desenvolvimento da criança de 5 anos
Autor Pegoraro, Anna Brandalise
Orientador Gil, Carmem Zeli de Vargas
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Educação infantil
Literatura infantil
Narração de histórias
Resumo O presente trabalho se constitui em um estudo sobre as contribuições da Literatura Infantil no processo de aprendizagem da criança de cinco anos, baseado no estágio desenvolvido com Educação Infantil em uma escola da rede municipal de Terra de Areia. Tem como tema a literatura infantil e o desenvolvimento da criança. Dentre os objetivos principais deste trabalho, destacamos: compreender a influência da literatura infantil na criança através da contextualização, tornando-a mais próxima do mundo que a cerca; destacar a importância do contato com livros desde o início da escolarização; reconhecer a importância da narrativa e da visualidade como produtoras de conhecimentos. Os dados utilizados para o desenvolvimento desse estudo basearam-se na contação de histórias na Educação Infantil, realizadas durante a experiência do estágio. A pesquisa bibliográfica embasou os aspectos em que a literatura infantil contribuiu no processo cognitivo, bem como os ensinamentos que buscam entender a criança dentro da sua faixa etária. Com os dados e pesquisa bibliográfica construí esse estudo que é qualitativo, buscando compreender as atividades do estágio em diálogo com a teoria. Construí uma retomada do processo histórico da Literatura na formação da criança para então falar da importância que tem uma boa contação de história no desenvolvimento infantil. A necessidade da escolha de material adequado, da entonação de voz, da expressão do narrador foram alguns dos pontos citados, bem como a necessidade do professor planejar a sua aula e conhecer a história que vai ser contada, para que consiga atingir os objetivos previamente propostos. A importância de contar histórias também se dá na necessidade que a criança tem de mágica e de imaginação que foi abordada no presente trabalho, como estratégia para aprendizagem. Podemos perceber através deste estudo embasado nas leituras de Piaget, Vygotsky, Nelly Novaes Coelho, entre outros, como uma aula, utilizando a contação de história, contribui para o desenvolvimento cognitivo da criança à medida que colabora com a sua aprendizagem no âmbito social e também através do imaginário na construção e reconstrução da sua realidade. A contação de história pode ser vista como uma prática do educador, trazendo a possibilidade de organizar a realidade da criança, entender assuntos diversos e proporcionar a interação com o meio.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/72008
Arquivos Descrição Formato
000880917.pdf (555.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.