A organização dos espaços na educação infantil
dc.contributor.advisor | Gil, Carmem Zeli de Vargas | pt_BR |
dc.contributor.author | Mengue, Andreia Borges | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-05-28T01:45:15Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/72009 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como tema central a organização dos espaços da sala de aula na Educação Infantil. Os principais objetivos foram: compreender a importância do espaço físico no desenvolvimento e aprendizagem das crianças e suas interações e identificar o papel do educador na organização destes espaços. Tais objetivos foram traçados a partir da seguinte questão: “Como o espaço físico interfere no desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil?” Esta questão surgiu da necessidade de transformação de um ambiente pouco desafiador para a turma, aliada aos incentivos da equipe diretiva na busca por novas estratégias e experiências. Com o estágio, modificações foram sendo feitas e meu interesse pelo tema aumentando. O Estágio aconteceu em uma Escola Municipal de Educação Infantil, com uma turma de maternal II composta por treze crianças, em média. Durante a busca por novos conhecimentos sobre o tema, a leitura de alguns autores foi essencial como, por exemplo, Maria da Graça Souza Horn, que afirma que o espaço nunca é neutro carregando consigo significados. Também afirma que, observando as paredes e a organização dos espaços das salas de aulas, podemos deduzir as concepções de criança e de educação que o educador tem. Também utilizo ideias de outros autores como Lina Iglesias Forneiro e Maria Carmen Barbosa, entre outros. Foi realizado um estudo qualitativo, a partir da reflexão sobre os dados construídos na experiência do estágio do Curso de Pedagogia, realizado no primeiro semestre deste ano e de observações realizadas no segundo semestre letivo. Os dados analisados foram os registros no diário de bordo no pbworks do estágio, no blog do portfólio de aprendizagens e no Relatório de Estágio. A partir desta pesquisa observou-se que a organização dos espaços da sala de aula pode fazer muita diferença na interação e aprendizagem das crianças, constituindo-se um importante elemento curricular. O professor organiza o ambiente embasado em suas vivências, concepções de educação e experiência profissional manifestando suas intenções neste ato. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Organização | pt_BR |
dc.subject | Espaço | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | A organização dos espaços na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000880919 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1360)