Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPossamai, Zita Rosanept_BR
dc.contributor.authorFaria, Ana Carolina Gelmini dept_BR
dc.date.accessioned2013-06-01T01:47:15Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/72139pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho se propôs a refletir sobre a história do Museu Histórico Nacional através da dimensão educativa que se fez presente nas práticas institucionais, bem como verificar, sob a perspectiva da História da Educação, a importância do Curso de Museus na construção de representações relacionadas ao caráter educativo da instituição. Compreendeu os anos de 1922 a 1958, período que abrange desde a fundação do museu e as primeiras investidas para a concretização de um curso direcionado para as suas necessidades, até a realização do Seminário Regional da UNESCO Função Educativa dos Museus, bem como as publicações de diplomados do Curso de Museus que tiveram como temática central a educação em museus. A investigação foi realizada utilizando-se a metodologia da análise de textos, percorrendo a trajetória do Museu Histórico Nacional por meio de documentos oficiais produzidos pelo museu; matérias de jornais; livros, artigos, relatórios e entrevista de antigos funcionários da instituição; e publicações de formados pelo Curso de Museus. Para o embasamento teórico do trabalho três áreas do conhecimento tiveram destaque: História da Educação, História Cultural e História dos Museus, dialogando com diversos autores, tais como Antonio Viñao Frago, Moysés Kuhlmann Júnior, Paulo Knauss, Roger Chartier, Pierre Nora, Ulpiano Bezerra de Meneses, Mário Chagas, Aline Montenegro Magalhães. O trabalho ressaltou que desde sua fundação o Museu Histórico Nacional teve definida sua dimensão educativa, condição subsidiada por projetos desenvolvidos pelo corpo funcional da instituição, tendo em destaque o idealizador e primeiro diretor Gustavo Barroso, personagem que fortaleceu a relevância desse museu por meio de evocações como o mote “O Culto da Saudade”. Finalizou ao afirmar que um desses projetos, o do Curso de Museus, em seu processo de consolidação foi capaz de desenvolver uma matriz intelectual no cenário museológico brasileiro tornando-se, por meio dos multiplicadores, um difusor das representações do Museu Histórico Nacional para o País.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to reflect about the history of the National Historical Museum through educational dimension that is made present in its institutional practices, as well as verify, under the perspective of the History of Education, the importance of Course of Museums in building representations related to the educational character of the institution. It encompassed the years 1922 through 1958, a period that covers from the foundation of the Museum and the first attempts at achieving a course directed to its needs, to the UNESCO’s Regional Seminar on the Educational Role of Museums, as well as publications of Course of Museums graduates that had as its central theme the museum education. The research was conducted using the analysis of texts methodology, covering the history of the National Historical Museum through official documents produced by the Museum; newspaper articles, books, articles, reports and interviews of former employees of the Institution, and publications by graduates of the Course of Museums. For the theoretical foundation of the work, three areas of knowledge were highlighted: History of Education, Cultural History and Museum’s History, dialoguing with many authors such as Antonio Viñao Frago, Moyses Kuhlmann Jr., Paul Knauss, Roger Chartier, Pierre Nora, Ulpian Bezerra Meneses, Mário Chagas, Aline Montenegro Magalhães. The study emphasized that since its inception the National History Museum had its educational dimension defined, condition subsidized by projects developed by the institution’s functional body, featuring the founder and first director Gustavo Barroso, a character that strengthened the relevance of this Museum through evocations as the motto "O Culto da Saudade." Concluded by stating that one of these projects, the Course of Museums, in its consolidation process was able to develop an intellectual matrix in the Brazilian museum’s scenery becoming, due to multipliers, a diffuser of the representations of the National History Museum for the Country.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMuseologyen
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectMuseologiapt_BR
dc.subjectHistory of educationen
dc.subjectMuseumen
dc.subjectNational history museumen
dc.subjectCourse of museumsen
dc.titleO caráter educativo do Museu Histórico Nacional : o curso de museus e a construção de uma matriz intelectual para os museus brasileiros (Rio de Janeiro, 1922-1958)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000882106pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples