Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNiemeyer, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Karen Schein dapt_BR
dc.contributor.authorKruse, Maria Henriqueta Lucept_BR
dc.date.accessioned2013-06-04T01:44:09Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn0104-0707pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/72175pt_BR
dc.description.abstractDiretrizes Curriculares objetivam a organização de cursos e carreiras para a constituição de identidades profissionais. Nesse sentido, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de Graduação em Enfermagem definem os fundamentos para a formação de enfermeiras no Brasil apontando para o tipo de conhecimento considerado importante na profissão. Nos apoiamos nos pressupostos da obra de Michel Foucault para realizar uma análise textual dos discursos veiculados pelas Diretrizes Curriculares de Enfermagem, problematizando-os como uma estratégia de governamento e subjetivação que atua sobre os corpos das futuras enfermeiras. As reflexões apontam para um documento que pode ser visto como um instrumento que pretende normalizar as alunas e constituí-las para que se tornem enfermeiras. Assim, é definido o perfil da “boa” e da “má” profissional, normalizando os corpos e suas atitudes, não as permitindo pensar e fazer de outro modo e instituindo um “regime de verdades” que produz certo tipo de enfermeira.pt_BR
dc.description.abstractDirectrices Curriculares objetivan la organización de cursos y carreras para la constitución de identidades profesionales. En este sentido, las Directrices Curriculares Nacionales para la Enseñanza de Grado en Enfermería definen los fundamentos para la formación de enfermeras en el país, apuntando al tipo de conocimiento considerado importante en la profesión. Nos apoyamos en los presupuestos de la obra de Michel Foucault para realizar un análisis textual de los discursos difundidos por las Directrices Curriculares de Enfermería, problematizándolos como una estrategia de gobernar y de hacer subjetivo que actúa sobre los cuerpos de las futuras enfermeras. Las reflexiones apuntan a un documento que se puede ver como un instrumento que pretende normalizar a las alumnas y constituirlas para que se vuelvan enfermeras. Así se define el perfil de la “buena” y de la “mala” profesional, sistematizando los cuerpos y sus actitudes, sin permitirles que piensen y que hagan las cosas de otro modo e instituyendo un “régimen de verdades” que produce cierto tipo de enfermera.es
dc.description.abstractCurricular Directives aim to organize courses and careers towards establishing professional identities. In this sense, the National Curricular Directives for Undergraduate Nursing Education define the foundations for the education of nurses in Brazil, pointing out the knowledge considered important for the profession. We base ourselves on the presuppositions found in Michel Foucault’s work to carry out a textual analysis of the discourses conveyed by the Curricular Directives for Nursing, questioning them as a strategy to govern and subjectivize that acts upon the bodies of future nurses. The reflections herein point towards a document that can be seen as an instrument that intends to normalize students and constitute them to become nurses. Thus, the profile of a “good” and a “bad” professional is defined, normalizing bodies and attitudes, not allowing them to think and create another way and instituting a “regime of truth” that produces a certain type of nurse.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTexto & contexto enfermagem. Florianópolis, SC. Vol. 19, n.4 (out./dez. 2010), p. 767-773pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducación en enfermeríaes
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectDiscursoes
dc.subjectPapel do profissional de enfermagempt_BR
dc.subjectEnfermagem : Currículopt_BR
dc.subjectPapel del profesional de enfermeríaes
dc.subjectGobiernoes
dc.subjectNursing educationen
dc.subjectDiscourseen
dc.subjectRole of nursing professionalsen
dc.subjectGovernmenten
dc.titleDiretrizes curriculares de enfermagem : governando corpos de enfermeiraspt_BR
dc.title.alternativeCurricular directive for nursing : governing nurses' bodiesen
dc.title.alternativeDirectrices curriculares de enfermería : gobernando cuerpos de enfermerases
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000776062pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples