Repositório Digital

A- A A+

Motivação : estudo de caso em uma agência do Banco Alfa

.

Motivação : estudo de caso em uma agência do Banco Alfa

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Motivação : estudo de caso em uma agência do Banco Alfa
Autor Gonçalves, Luciana Matte
Orientador Garay, Angela Beatriz Scheffer
Co-orientador Gallon, Shalimar
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Motivação
Setor bancário
Resumo A motivação é a força propulsora por trás das ações de um individuo. É uma força interior que se modifica durante toda a vida, onde direciona e intensifica os objetivos de uma pessoa. As teorias motivacionais dizem que o individuo busca a satisfação de suas necessidades, e essas necessidades são o fator motivador. Nessa aspecto, o trabalho tem papel fundamental, pois é através das relações na empresa, que o individuo vai satisfazer grande parte de suas necessidades, por exemplo, estima, convivio com outras pessoas, remuneração, reconhecimento, entre outras. Este trabalho busca analisar os fatores de motivação dos funcionários da agência do Banco Alfa na cidade de Ijuí – RS. A pesquisa foi realizada com 21 funcionários da agência Ijuí, através de questionário composto de perguntas abertas e fechadas. Os resultados obtidos foram analisados à luz das teorias motivacionais, tais como Teoria da hierarquia das necessidades de Maslow, Teoria da Existência Relacionamento e Crescimento (ERG) de Alderfer, Teoria XY de Douglas McGregor, Teoria da motivação – higiene de Frederick Herzberg, Teoria das Expectativas de Victor Vroom e Teoria da Equidade de Stacy Adams. A partir dos resultados coletados nos questionários verificou-se que os funcionários da agencia estudada possuem um bom nível de motivação, pois em suas respostas foram identificados fatores com satisfação no trabalho, reconhecimento por parte de colegas e superiores, vontade de crescimento na empresa, valorização. Também a remuneração foi considerada satisfatória pela maioria. Ao mesmo tempo percebeu-se certa dificuldade de comunicação, através das questões relacionadas a participação nas decisões de trabalho, canal de comunicação aberto entre funcionários e superiores. Portanto foram colocadas algumas sugestões para melhoria no dia a dia da agência, tais como reuniões com a participação de todos, tomadas de decisões de forma transparente e comunicadas tempestivamente os funcionários, critérios claros de decisões.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/72220
Arquivos Descrição Formato
000883155.pdf (595.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.