Repositório Digital

A- A A+

Diferentes linguagens e falas : comportamentos verbais de proximidade em salas de aula de ciências

.

Diferentes linguagens e falas : comportamentos verbais de proximidade em salas de aula de ciências

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Diferentes linguagens e falas : comportamentos verbais de proximidade em salas de aula de ciências
Autor Vieira, Gilberto Cavalheiro
Orientador Kindel, Eunice Aita Isaia
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Linguagem
Sala de aula
Resumo A linguagem compõe um dos elos fundamentais na relação da estrutura social. É através da forma como se estabelece os vínculos comunicativos que a captação, entendimento e assimilação de novos conceitos podem ser melhor aproveitados. O microcosmo da sala de aula promove uma intensa confluência de valores e códigos que estão associados ao contexto histórico-social de seus atores. A capacidade de lidar com as diferentes linguagens e apropriar-se da realidade da aula pode ser substancial para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem elaborado pelo professor. No presente trabalho, abordo temas relacionados aos problemas do processo educativo frente aos novos paradigmas que surgem no campo docente. A partir da crítica inicial ao imperativo conteudista que fecha as via de comunicação entre professores e alunos, sempre comprimidos em prazos e incumbidos de ―vencer o cronograma‖, é feita a análise da importância da valorização das diferentes linguagens e falas em sala de aula. A metodologia empregada na pesquisa é de cunho qualitativo, sendo utilizadas gravações de aulas de alunos de estágio docente da Licenciatura em Ciências Biológicas para a análise das estruturas discursivas e marcadores de linguagem proximal e comportamento verbal de aproximação. As gravações transcritas foram tabuladas em episódios que destacam o contexto dos enunciados e as pistas do discurso e linguagem utilizados pelos professores estagiários. Os resultados obtidos apóiam a importância dos aspectos discursivos e estratégias comunicativas dos professores, em sala de aula. Percebemos que uma estratégia comunicativa que se apropria do contexto histórico-social dos alunos fomenta o diálogo amplo, não restringindo o desenvolver da aula em perguntas e respostas, mas sim a exploração reflexiva e a apropriação dos conhecimentos espontâneos dos alunos pelo professor, com posterior utilização desses para a aproximação com o conhecimento científico sistematizado. Sob os aspectos de formação docente, cabe ressaltar a importância de uma maior atenção na área comunicativa e discursiva dos futuros professores em formação e a extensão das atividades práticas em sala de aula com oportunidade reflexiva sobre o presente tema.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/72337
Arquivos Descrição Formato
000873074.pdf (667.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.