Repositório Digital

A- A A+

Como o tempo geológico é apresentado em livros didáticos de biologia?

.

Como o tempo geológico é apresentado em livros didáticos de biologia?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Como o tempo geológico é apresentado em livros didáticos de biologia?
Autor Gomes, Fabiano de Souza
Orientador Rosa, Russel Teresinha Dutra da
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Livros didaticos
Tempo geológico
Resumo Vários fenômenos da natureza, como o surgimento de uma espécie ou a formação de uma montanha, só ocorrem ao longo do imenso tempo geológico, que ultrapassa a duração de muitas vidas humanas. Compreender essa escala de tempo enorme, medida em milhões e bilhões de anos, exige o desenvolvimento da capacidade de abstração. O livro didático, uma importante ferramenta de ensino nas salas de aula, embora seja constantemente melhorado em decorrência da avaliação realizada no contexto do Programa Nacional do Livro Didático (PNDL), ainda poderia ser aperfeiçoado no que diz respeito à abordagem do tempo profundo. O presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise qualitativa de aspectos recorrentes nas formas como o tempo geológico é apresentado nas 8 coleções de livros de Biologia, do Ensino Médio, recomendadas no Guia do PNDL 2012. As diferentes formas de abordagem do tempo geológico foram organizadas em nove categorias, sendo a mais frequente a menção à duração de eventos biológicos e/ou geológicos em exercícios, tabelas, gráficos, esquemas, filogenias, legendas de figuras entre outros. Explicações mais detalhadas sobre o trabalho do paleontólogo e sobre os métodos de datação do tempo (relativa e absoluta) existem em menor número. Pôde-se constatar que a maioria dos autores não faz uso de analogias que associem o tempo geológico com exemplos do cotidiano, tais como o calendário e o relógio, as quais facilitariam a visualização e a compreensão do tempo profundo. E, quando o fazem, muitas vezes exploram esse recurso de uma forma inadequada. Se apresentado de uma maneira atraente e significativa, o tempo geológico, marcado por episódios de surgimento e extinção de espécies biológicas, bem como por grandes alterações da distribuição de continentes, do clima e do relevo do planeta, pode servir para dar início a discussões socioambientais implicadas no exercício pleno da cidadania, tais como a produção da biodiversidade e do equilíbrio de ecossistemas, os quais levaram milhões de anos para surgirem, mas vem sendo extintos massivamente nos últimos cem anos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/72340
Arquivos Descrição Formato
000873094.pdf (3.902Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.